Membros do MPT-ES lançam campanha Junho Vermelho 2019

Para dar início a campanha Junho Vermelho, com o lema “Espírito Santo no Enfrentamento ao Trabalho Infantil”, o Ministério Público do Trabalho (MPT-ES) participou do evento promovido pela Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) e pela Comissão Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Coepeti). A solenidade ocorreu na manhã desta quinta-feira, 6, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Compuseram a mesa de abertura do evento, o procurador-chefe do MPT-ES, Valério Soares Heringer; os procuradores do órgão ministerial, Marcos Mauro Rodrigues Buzato e Thaís Borges da Silva; o secretário estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social do Estado, Bruno Lamas; a subsecretária de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social do Estado, Sandra Shirley de Almeida; a juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (TRT-ES) e gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo a Aprendizagem, Suzane Schulz Ribeiro; o representante da Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Fabrício Pancotto; e a assistente de Diretoria do Centro de Orientação e Encaminhamento Profissional (Coep), Érika de Faria Gusmão.

O membro do MPT-ES, Valério Heringer, desejou um dia pleno de informações aos participantes e deixou uma reflexão a todos: “Lembrem-se de que nós estamos construindo uma nação para o futuro. A nossa negligência no passado e nossa situação no presente é que vão determinando quem somos como sociedade no futuro. E se nós começarmos a perceber e analisar como estamos enquanto nação, povo e sociedade, nós realmente vamos chegar à conclusão de que temos que fazer mais.”

A juíza do Trabalho, Suzane Schulz, também discorreu no evento: “A nossa luta é fazer com que crianças e adolescentes possam ser protegidas pelo Estado. Nós temos que proteger a infância de forma integral, livre de qualquer tipo de violência, abuso e exploração”.

A solenidade contou com duas exposições: “Apresentação dos desafios para o enfrentamento do trabalho infantil no Espírito Santo”, proferida pela procuradora Thaís Borges da Silva, além de “A aprendizagem como porta de entrada para o público do trabalho infantil”, ministrada pela assistente social e assistente de Diretoria do Coep, Érika Gusmão.

A conferencista do MP do Trabalho explicou como a instituição atua em combate ao trabalho infantil e desmitificou conceitos errôneos relacionados ao tema. “A criança e adolescente ainda estão em desenvolvimento, elas estão se formando, fisiologicamente falando. Todas as atividades, trabalhos e maquinários, foram pensados para adultos, as ferramentas de trabalho foram projetadas para um adulto. Então, não podemos pensar que os impactos causados a saúde e segurança também serão iguais para adultos e adolescentes”, alertou a representante da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), Thaís Borges.

Coral – Durante o lançamento da campanha, o coral mirim do projeto Caminhando Juntos (Cajun) encantou o público presente no evento ao cantar músicas com temáticas de exploração sexual de crianças e adolescentes e trabalho infantil.

 

 

 

Imprimir