Partes acordam termos da paralisação desta sexta-feira

Em audiência de conciliação, mediada pela presidente do Tribunal, desembargadora Ana Paula Tauceda Branco, na tarde desta quinta-feira (13/6), o Sindicato dos Rodoviários (Sindirodoviários) e sindicatos patronais (GV Bus e Setpes) alinharam alguns pontos em relação ao movimento desta sexta-feira (14/5).

O Sindirodoviários se comprometeu a não dificultar a saída das garagens dos motoristas que queiram trabalhar. Por outro lado, o Sindicato Patronal ficará atento ao desenrolar das manifestações, prezando pela defesa do patrimônio material e, principalmente, em não colocar em risco a vida de seus empregados.

O representante do Sindirodoviários, José Carlos Sales Cardoso, fez questão de frisar que não está controlando nem organizando a paralisação de amanhã e que a adesão da categoria faz parte de um ato público nacional.

Os representantes dos empresários registraram sua preocupação com a redução da frota de ônibus por ser uma atividade essencial.

A presidente do Tribunal pediu sabedoria às partes para que a sociedade não sofra. A audiência de conciliação manteve a decisão da liminar, acatada parcialmente pelo desembargador Mário Ribeiro Cantarino Neto. Ficou ajustado que 50% dos ônibus circulem durante o dia, e 70% durante o “horário de pico".

A audiência de hoje fez parte de um procedimento previsto pela CLT que exige que nos dissídios coletivos haja a tentativa de conciliação. A lógica da Justiça do Trabalho é sempre procurar a conciliação e facilitar o diálogo entre as partes.

Ao fim da audiência, a presidente do TRT-ES declarou sua satisfação com o comportamento das partes “tivemos deles as posturas de um alto compromisso social".

Créditos: Setor de Comunicação do TRT-ES. 

Imprimir