MPT-ES destina bens para equipar Laboratório de Matemática no Ifes Cariacica

Na tarde de ontem, 29, ocorreu a inauguração do “Laboratório de Aprendizagem e Popularização de Ciências e Matemática na Educação Básica” do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Cariacica. A procuradora do Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES), Janine Milbratz Fiorot, foi a responsável por destinar uma verba no valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) ao projeto, valor decorrente de dano moral coletivo em ação ajuizada em face da empresa Cofervil Indústria e Comércio de Ferros. Os bens compreendem uma impressora 3D, um projetor, dois notebooks, tabuleiro e peças de xadrez gigantes, bem como diversos kits de laboratório de matemática.

Na última terça-feira, 27, a procuradora visitou o campus para conhecer o projeto e suas instalações e reuniu-se com o Diretor Geral do Ifes Cariacica, Lodovico Ortlieb Faria, e com o professor de matemática e coordenador do laboratório, Mateus Mendes Magela. Segundo o coordenador, o objetivo da iniciativa é atender alunos das redes municipais de Cariacica e de Viana para aprimorar seus conhecimentos em matemática, estimulá-los a aprendizagem, além de divulgar e popularizar a ciência dessa área de ensino.

O professor Mateus Magela afirma que o laboratório de matemática será um dos pioneiros no Brasil, especialmente pelo fato de ser voltado para crianças e adolescentes em idade escolar. De acordo com Magela, esse projeto foi iniciado com atendimento aos docentes das redes públicas de Cariacica e de Viana, e que, após diálogos com esses professores e secretários de educação, surgiu a percepção de que seria preciso impactar os alunos de forma mais múltipla, combatendo a defasagem escolar. Então, a ideia de construir um laboratório tomou forma.

“Esse trabalho começa a fazer conexão com outras estratégias que nós temos. Por mais que o Ifes já seja uma marca consolidada, a nossa comunidade ainda possui uma carência de informações de que esse espaço se trata de um equipamento público de educação. Então, nós desenvolvemos outros projetos para trazer essas pessoas aqui. Faz parte do nosso elo de trabalho, tornar essa instituição conhecida para que ela sirva à comunidade adjacente”, explica.

Ifes Cariacica – A instituição oferece cursos técnicos nas modalidades integrada e concomitante. À nível superior, são ofertados três tipos de graduação: bacharelado em Física, licenciatura em Física e Engenharia de Produção; e uma pós-graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física.

Imprimir