9 mil PCDs capixabas estão inseridos no mercado formal de trabalho

De acordo com o Observatório da Diversidade e da Igualdade de Oportunidades, plataforma do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Espírito Santo possui cerca de 9 mil vínculos de emprego formal de pessoas com deficiência (PCDs), sendo que 543 dessas ocupações são na Administração Pública.

Na Região Metropolitana, a capital capixaba é a que mais possui PCDs inseridos no mercado de trabalho: 2 mil. No município de Serra, cerca de 1,8 mil pessoas com deficiência estão empregadas. Em Vila Velha são 1,1 mil, Cariacica possui 684, Viana com 212, Guarapari possui 119 e Fundão com 17.

Os dados são desanimadores quando comparados ao total geral de postos de trabalho formal no estado: 874,2 mil. O SamrtLab revela que ainda há muito a ser feito em prol da inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. “O percentual ainda é muito pequeno. Contudo, não se pode desconsiderar que a inclusão é relevante neste longo caminho que vem sendo percorrido, o que não descarta a continuidade de ações e adoção de políticas públicas que possam contribuir para a majoração deste quantitativo”, comenta a procuradora do Trabalho, Sueli Teixeira Bessa.

Além da questão do baixo número de postos de emprego para PCDs, esse segmento enfrenta ainda outros obstáculos de acessibilidade e inclusão no mercado de trabalho, como a questão da mobilidade urbana, conta Bessa: “As dificuldades para acesso das pessoas com deficiência ao mercado de trabalho estão atreladas a aspectos multifatoriais. Por exemplo, os empecilhos quanto ao deslocamento, por conta da inacessibilidade urbana; as barreiras físicas no ambiente de trabalho; inadequação do espaço; o próprio preconceito que essas pessoas passam diariamente e tantos outros. Enfim, há muito a percorrer, mas não podemos desconsiderar os avanços já obtidos”.

Inclusão & acessibilidade – Tendo como pilar a inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência, o Ministério Público do Trabalho no Espírito (MPT-ES) realizará nos dias 19, 20, 21 e 22 de setembro no Boulevard Shopping Vila Velha a 2ª edição do Reconecta – Conferência e Exposição Estadual de Inclusão e Acessibilidade. Organizado pelo MPT-ES em parceria com diversos órgãos públicos, instituições, entidades, conselhos que atuam na defesa dos direitos das pessoas com deficiência e entes da iniciativa privada, o evento terá uma programação diversificada. 

Serão mais de 30 horas de palestras, painéis de debate, workshops, oficinas, apresentações culturais, exposições artísticas, atrações musicais, participação de instituições, exposição de produtos, serviços e equipamentos adaptados, entre outros. A programação é gratuita e está dividida em três eixos: cultural, social e paradesporto; saúde, técnico científico e acadêmico; e trabalho e cidadania. “Todas as atividades foram pensadas a partir da articulação com vários atores do setor público, conselhos e entidades sem fins lucrativos que atuam na defesa dos interesses das pessoas com deficiência O engajamento de todos os órgãos e entidades foi fundamental para a construção da programação”, comenta a representante do MPT-ES.

Ainda segundo a procuradora, durante o evento Reconecta, haverá um estande somente para o Cadastro Unificado de Dados das Pessoas com Deficiência do Estado do Espírito Santo (Cadef), iniciativa que visa criar um banco de dados com informações das pessoas com deficiência no estado. A base única desses dados facilitará o planejamento e implementação de políticas públicas de inclusão de acessibilidade nas áreas do trabalho, educação, saúde, lazer, esporte e cultura.

Além disso, haverá no estande do Cadef um profissional de Recursos Humanos para prestar orientações ao público sobre recrutamento e seleção, relacionadas à elaboração de currículos, bem como algumas dicas para o candidato PCD se sair bem em entrevistas de emprego.

 Serviço – Reconecta

Datas: 19/9 – das 18h às 22h;

            20/9 e 21/9- das 10h às 22h;

            22/9 – das 15h às 19h. 

Local: Boulevard Shopping Vila Velha | Gratuito

 

Imprimir