• Informe-se
  • Notícias do MPT ES
  • Emissão de laudo, balcão de empregos e orientações jurídicas serão alguns dos serviços oferecidos no Reconecta

Emissão de laudo, balcão de empregos e orientações jurídicas serão alguns dos serviços oferecidos no Reconecta

Orientações jurídicas, informações sobre benefícios previdenciários e assistenciais do INSS, emissão de laudo médico, balcão de empregos e orientação profissional são alguns dos serviços que serão oferecidos gratuitamente durante a segunda edição da Conferência e Exposição Estadual de Inclusão e Acessibilidade (Reconecta). O evento, promovido pelo Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES), irá ocorrer entre os dias 19 e 22 de setembro no Boulevard Shopping Vila Velha.

Serão quatro dias de programação gratuita com atividades sobre inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência. Órgãos públicos, empresas e diversas entidades parceiras estarão presentes no evento, como a startup israelense OrCam que apresentará os óculos inteligentes OrCam MyEye 2.0, um dispositivo de tecnologia assistiva voltado para cegos e deficientes visuais. Os óculos leem texto, reconhecem rostos e cores, identificam produtos e muito mais.

“Este ano haverá novamente o estande do Cadastro Unificado de Dados das Pessoas com Deficiência do Estado do Espírito Santo (Cadef), que irá possibilitar o cadastramento das pessoas com deficiência que circularem no evento e, notadamente, as que tenham interesse em postos de trabalho. No estande teremos, como novidade, um profissional para orientação de elaboração de currículo e informações sobre como participar de uma entrevista junto à empresa”, adianta a procuradora do Trabalho, Sueli Teixeira Bessa.

Além dos serviços e atendimento sociais, as empresas que comparecerem ao Reconecta terão a oportunidade de participar de um curso sobre o “Prêmio Employer Branding”, versando sobre a adoção de práticas inclusivas. O curso ocorrerá apenas na sexta-feira, 20, e será dividido em três turmas. A formação é uma iniciativa do Sindicato dos Advogados no Estado do Espírito Santo (Sindiadvogados) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e será ministrada pela consultora com experiência em projetos de inclusão social, Mara Ligia Kiefer.

A Unimed Vitória também vai ofertar, na mesma data, das 13h às 15h, a oficina de orientação profissional. Tanto o curso quanto a oficina serão realizados no auditório da Universidade de Vila Velha Business School, localizado no 1º piso do shopping. As formações serão gratuitas e com vagas limitadas. Para se inscrever, acesse o link: http://bitly.com/cursos_reconecta.

Vale ressaltar, ainda, que as empresas que manifestarem interesse em participar do balcão de empregos, realizando entrevista direta para contratar PCDs durante o evento, podem entrar em contato com o Ministério Público do Trabalho por intermédio do e-mail carolina.farina@mpt.mp.br.

Saúde, beleza e cultura – Para a realização da segunda edição do Reconecta, o MPT-ES contou com a parceria de diversas entidades que atuam em defesa das pessoas com deficiência. Todos os apoiadores terão um estande exclusivo dentro do evento e poderão oferecer ao público seus serviços e produtos. É o caso da iniciativa Pedal Inclusão, que estará presente pela segunda vez apresentando o trabalho desenvolvido com deficientes visuais. Ainda haverá oficina de artes florais, exposição de artesanatos e de produtos feitos com material reciclado, serviço de acupuntura, auriculoterapia e barbearia. Tudo gratuito.

Imprimir