Terceira temporada da exposição "Um Mundo sem Trabalho Infantil" em Vila Velha

A terceira temporada da exposição itinerante "Um Mundo sem Trabalho Infantil" foi inaugurada na noite dessa quarta-feira (15) no shopping Praia da Costa, em Vila Velha, e encantou as pessoas que compareceram.

A abertura contou com a presença do procurador do Trabalho Marcos Mauro Rodrigues Buzato; do presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo (TRT-ES), desembargador Mário Ribeiro Cantarino Neto; das juízas Suzane Schulz Ribeiro e Rosaly Stange Azevedo; além de outros magistrados.

Por meio de painéis interativos, fotografias, desenhos e uma linha do tempo sobre a evolução da luta contra o trabalho de menores, a mostra retrata as diversas formas de exploração do trabalho infantil e visa conscientizar sobre os riscos que representa à infância.

O presidente do TRT-ES, Mário Ribeiro, ressaltou a importância do projeto, que está circulando por alguns shoppings da Grande Vitória desde dezembro de 2016, e que terá sua próxima temporada no shopping Montserrat, com datas ainda a serem definidas. Além disso, a juíza Suzane Schulz comentou a importância de se entender que trabalho é atividade de adulto. “Adulto é que tem que trabalhar, adulto é que tem que ser responsável. As nossas crianças são nosso futuro, e quando obrigamos ou aceitamos que uma criança trabalhe, quando não nos indignamos ao ver uma criança trabalhando, ou mesmo quando utilizamos o trabalho de uma criança, estamos condenando o futuro dela. Porque quando a criança está ali trabalhando, ela deixa de estudar e de exercer toda essa felicidade que é natural da criança, essa criatividade, essa fase lúdica dela”, disse.

O procurador do Trabalho Marcos Buzato também enfatizou que é preciso enxergar que o trabalho infantil está sempre perto de todos nós. “Achamos que trabalho infantil está muito distante da nossa realidade, mas ele está presente em todos os cantos, por exemplo, quando paramos no sinal e vemos uma criança vendendo balas. É uma realidade muito diferente”, comentou.

Após a abertura, a juíza Rosaly Stange apresentou a companhia de teatro de Maura Moschen, que realizou a primeira apresentação do espetáculo teatral "a Liga da Justiça no combate ao trabalho infantil", divertindo os adultos e a criançada. Na exposição, há também um espaço onde as crianças puderam desenhar, pintar, ler e refletir de forma lúdica a respeito do problema tão grave que ainda atinge mais de 3,3 milhões de crianças no Brasil.

A exposição integra ações do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do Tribunal Superior do Trabalho, e vem sendo realizada em vários estados. Aqui no Espírito Santo, foi organizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-ES), em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-ES).

 

Teatro

A exposição também vai contar com uma programação especial: a peça infantil "A Liga da Justiça no combate ao trabalho infantil", da companhia Maura Moschen. As datas das apresentações são disponibilizadas na página do Facebook da exposição. O espetáculo é gratuito e tem duração de 15 minutos.

Para mais informações, acesse o perfil da exposição no Facebook: www.facebook.com/ummundosemTI/

Serviço

Exposição Itinerante "Um Mundo sem Trabalho Infantil"

Local: Shopping Praia da Costa – Piso L3, ao lado da Renner

Período da exposição: de 15/03/17 a 26/03/17, no horário de funcionamento do shopping.

Próximas apresentações do espetáculo teatral “A Liga da Justiça no combate ao trabalho infantil”:

•  dia 18 (sábado): 18h

• dia 19 (domingo): 16h

• dia 25 (sábado): 18h

• dia 26 (domingo): 16h

A exposição e o teatro são gratuitos.

 

 

Imprimir