Procuradora do trabalho participa de encerramento do TJC no Marista de Terra Vermelha

A procuradora do Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES), Daniele Corrêa Santa Catarina, participou do encerramento do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) na manhã dessa quarta-feira (25/10), na Escola Marista de Terra Vermelha. Preocupação com o trabalho infantil e o trabalho escravo contemporâneo marcaram a culminância do evento. Cerca de 150 pessoas, dentre estudantes e autoridades, assistiram às belíssimas apresentações de teatro, música, poesia e artes elaboradas por 62 alunos do 1º ano do Ensino Médio participantes do programa.

Os alunos Beatriz Coelho Lima, Ludmila Alves Nogueira, Pedro Victor Santos Silva, Raphaela Menezes Reis e Caroline Ribeiro de Lima capricharam no cordel Trabalho Infantil. 

Na história, um garoto sapeca, que jogava bola, subia no pé de carambola e brincava de roda, perde a infância e os estudos, quando, aos oito anos de idade, é obrigado a trabalhar na roça. Desde então, ele frequenta cada vez menos a pracinha para brincar. Com 13 anos, nem a escola ele ia mais.

No poema Eu queria, a aluna Júlia Soares Prazeres conta de forma comovente a história de um menino. Enquanto as crianças brincam na rua, o menino limpa o chão da empresa e da casa do patrão. Então, um grande sentimento de tristeza vai tomando conta desse menino. Ele deseja rir e estudar como os outros, mas chora. Quer ser feliz, mas não vive. No final do poema, o menino não é resgatado e, infelizmente, vê a sua infância deixada de lado. 

A Escola Marista de Terra Vermelha é uma das quatro escolas participantes do TJC em 2017 no Espírito Santo. Também participaram do programa neste ano a Umef Reverendo Waldomiro Martins Ferreira, a Umef Professor Luiz Malizeck e o Colégio Marista Nossa Senhora da Penha.

Fonte: site do TRT17

Imprimir