MPT lança curso gratuito para conselheiros tutelares

Inscrições continuam até 20 de novembro para próxima turma que terá início em fevereiro de 2018

O evento de lançamento do curso “Conselheiros Tutelares: importantes atores no combate ao trabalho infantil” foi realizado hoje (30), às 14 horas, no auditório da Procuradoria Regional do Trabalho da 17ª Região (PRT17).  Na modalidade Educação à Distância (EAD), as aulas do curso serão uma forma de capacitar os conselheiros por todo Brasil, e já estão disponíveis para acesso no site.

As inscrições podem ser realizadas no Ambiente de Aprendizagem do MPT (clicando aqui).

O curso terá 20 vídeoaulas e direito à um certificado de conclusão. Serão abordados temas como: de que maneira os prejuízos do trabalho infantil afetam a criança, como atuar quando for flagrado casos dessa prática, a rede proteção, entre outro.

O titular da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), o procurador do Trabalho Marcos Mauro Rodrigues Buzato, está à frente do curso no Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES). Para ele, as aulas não serão somente importantes para a capacitação dos conselheiros, mas também de informá-los sobre o mundo do trabalho precoce. “É um curso nacional de muitos anos do MPT. Tem como objetivo a capacitação e uma troca de conhecimento entre os participantes. Além disso, o curso traz ao público o debate sobre os mitos do trabalho infantil. É uma forma de aproximação dos conselheiros tutelares, de trabalho em conjunto”, explicou.

O vídeo de divulgação do curso mostrou que, no Brasil, desde a sua descoberta, os povos indígenas foram escravizados, inclusive os jovens. As crianças e adolescentes, do mesmo modo, foram utilizados no período de industrialização, por serem mão de obra mais barata. Com isso, pode-se dizer que o trabalho infantil sempre existiu de todas as formas no país.

Para o conselheiro tutelar de Vila Velha,  Silvio Lírio, a importância do evento está ligada ao acesso a novas informações e conteúdos em sua área de atuação. “A importância do evento é que os conselheiros tutelares carecem de informação. Com esse curso, atuaremos melhor”, disse.

No final do curso, os alunos responderão a um questionário de avaliação para ter direito ao certificado, que será entregue em uma solenidade realizada no dia 4 de dezembro, às 14h, na PRT de cada Estado.

 

Imprimir