PRT17 recebe integrante de Comitê nacional contra trabalho infantil

A adolescente Lara Sardenberg participou da reunião do I Encontro Nacional de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Enapeti), iniciativa do Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE), na última sexta-feira (23). Ela também integra o Comitê Nacional de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Conapeti). Estavam presentes outros adolescentes representando o comitê, dentre eles: Felipe Caetano (Ceará), Thiago Silva (Santa Catarina), Vivian Rossane (Alagoas) e Juliana Carolina (Roraima).

A proposta do evento é, sobretudo, debater a parceria entre governo e sociedade civil em relação à temática de trabalho escravo, visando à erradicação do trabalho infantil. Da mesma forma, eles fizeram do Fórum um espaço democrático de discussão para exemplos concretos das boas práticas e de reflexão sobre a participação do público jovem, principalmente sobre aspectos político-sociais. Além disso, a participação desses adolescentes fomentam vínculos e interesses com os Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.

Para Sardenberg, o evento foi produtivo, com a discussão sobre a criação do comitê estadual, sua logística, além da luta para concretizar ações de rede proteção. “Nossa pauta foi bem extensa, pois queríamos dar tempo para cada estado falar sobre seus progressos. Discutimos também métodos de ajudar a região Norte com a imigração dos bolivianos, o que está causando crescimento no trabalho infantil, assim como o início de um projeto onde pretendemos englobar o Sudeste e o Sul em uma caravana onde faremos eventos com o tema erradicação do trabalho infantil”, explicou.

Imprimir