MPT-ES participa do lançamento estadual da campanha Abril Verde

A abertura da programação da Campanha Abril Verde, planejada em parceria entre diversas instituições no Espírito Santo, foi realizada na manhã de quarta-feira (4), na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), na Enseada do Suá, em Vitória. O objetivo do evento era promover a conscientização dos participantes e informar a respeito das ações e iniciativas organizadas pelos apoiadores.

Durante o evento, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES), Valério Soares Heringer, o juiz do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 17ª Região e gestor regional do Programa Trabalho Seguro, Fábio Eduardo Bonisson Paixão, além do coordenador do projeto Semana Prevenir, Matheus Pêsso, apresentaram os programas desenvolvidos por cada uma das suas instituições.

Segundo o secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo, Ricardo de Oliveira, a campanha do Abril Verde auxilia nacionalmente na divulgação sobre os riscos, acidentes, doenças no trabalho para as pessoas. “Creio que esse tipo de mobilização possibilita divulgar a informação e mobilizar a sociedade no processo de conscientização”. Ele ainda acrescentou que o desafio é grande. “Na saúde, nosso objetivo é salvar vidas, e temos diante de nós uma quantidade de óbitos por acidentes de trabalho que é quase um surto de febre amarela por ano”, alertou.

Já durante a palestra do MPT, o procurador Valério Heringer informou as ações promovidas pela instituição, a atuação do órgão e os dados estatísticos do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho. “As funções do MPT são a defesa dos direitos e tutela sociais e dos direitos indisponíveis, e não somente dos trabalhadores, mas de todas as pessoas que podem de algum modo ser vítimas de lesões. Temos muitas áreas de atuação. Atuamos, também, de forma ativa e em caráter de intervenção”, explanou.

O juiz do Trabalho Fábio Eduardo Bonisson Paixão também palestrou. Ele comentou a respeito da atuação do TRT e do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, considerada uma iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho, direcionados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.

Para finalizar, o representante do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado do Espírito Santo (Sindifer), Matheus Pêsso, informou a importância do Projeto Semana Prevenir, uma iniciativa do sindicato cujo objetivo é estimular ações em prol da saúde e da segurança nas empresas, assim como a popularização do tema na sociedade.

Além do MPT, da Sesa e do TRT, a Campanha Abril Verde também conta com a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), do Sistema Findes, da Fundação Jorge Duprat e Figueiredo (Fundação), da Prefeitura Municipal de Vitória e de vários sindicatos.

 

Imprimir