PRT17 recebe evento de promoção da saúde e do bem-estar

Hoje (10/4), a Procuradoria Regional do Trabalho da 17ª Região (PRT17), celebrando a Semana Mundial da Saúde, recebeu profissionais da empresa Corporativo Ginástica Laboral durante a manhã e à tarde. Foram realizadas diversas atividades ao longo do dia para instigar a mudança de comportamento preventivo no controle do stress e no bem-estar dos integrantes do Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES).

O evento foi iniciativa dos setores Plan-Assiste, Assessoria de Comunicação e Divisão de Gestão de Pessoas e contou com a participação dos servidores, membros e estagiários e terceirizados. Além da avaliação física de bioimpedância, realizada pela educadora física Durciane Bizi e pela nutricionista Nina Marques, a equipe realizou massagens e uma palestra sobre bem-estar.

Durante a palestra “Fique Bem”, o educador físico Alexandre Albergaria, com apoio de outros profissionais da área e de uma coach, abordou estratégias para a mudança dos hábitos de vida, visando combater sintomas de ansiedade e depressão. O educador lembrou a todos que são os pensamentos que formam os sentimentos, que levam aos comportamentos e então trazem os resultados às vidas de cada um. “É preciso aprender a gerenciar o que se pensa. Você não é um pensamento, você é o pensador e tem o poder de controle”, comentou.

Para o educador, é preciso alimentar a mente com coisas boas, positivas. É preciso aprender a desconstruir crenças e pensamentos negativos e fazer um esforço maior para melhorar o dia-a-dia, o bem-estar e a saúde. “Além disso, algumas práticas fazem bem, como tomar cuidado ao pensar no passado e no futuro, entender que a melhor maneira de ter um futuro melhor é trabalhar por um presente melhor, aventurar-se, exercitar mais empatia, confiar nas pessoas ao redor e não querer fazer tudo sozinho, cultivar paciência e esperança. É preciso viver a vida e ser mais positivo”, enfatizou.

A educadora física Karini Vianes falou da importância do movimento para o ser humano e lembrou a definição de saúde dada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “Não é somente a falta de doenças e enfermidades, e sim um estado de completo bem-estar físico, psicológico, mental e social”.

Para Vianes, sair do sedentarismo criando novos hábitos não é fácil, requer esforço, mas é possível e absolutamente necessário. “Construir uma vida ativa inicia aos poucos, e o início é como tomar um remédio. Tomar uma dose diária de saúde. Levantar e fazer uma caminhada, pegar um caminho um pouco mais longo, alimentar-se com mais consciência”, disse. Ela apontou estudos que dizem que a partir de 12 semanas o novo hábito é consolidado e o corpo sente falta, caso não seja não o realize.

Ela lembra que os exercícios físicos têm impacto no corpo e na mente. Melhora o condicionamento físico, a respiração, a circulação, fortalece o coração, protege as articulações e a coluna, e também melhora a autoestima. “O exercício é um instrumento grandioso na busca pela boa saúde”, completou.

A coach Gislene Ataíde falou com os participantes sobre a importância da meditação e a prática mindfullness, conhecida como prática da atenção plena, para o gerenciamento de ansiedade. Acalmar a mente é essencial para aprender a lidar com as emoções, e a especialista ensinou técnicas envolvendo a respiração.

Após o evento, todos compartilharam de um fruit break, natural, colorido e saudável, com diversas frutas que os próprios participantes trouxeram.

Confira alguns moementos:

Imprimir