Procuradora do MPT-ES participa da inauguração do Centro de Conciliação do TRT-ES

A procuradora do Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES), Daniele Corrêa Santa Catarina, participou na tarde de ontem (23/5), da inauguração pelo ministro Renato de Lacerda Paiva do primeiro Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT) do Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo (TRT-ES), que é a 44ª da Justiça do Trabalho no País.

A solenidade de inauguração aconteceu durante a 4ª Semana Nacional da Conciliação, que começou na segunda-feira (21/5). A sala de espera para as audiências foi ocupada por juízes e servidores do TRT-ES, representantes do Ministério Público do Trabalho e da Advocacia.

Renato Paiva destacou a modernidade de uma prática muito antiga na Justiça do Trabalho. "Nós praticamos a conciliação há mais de setenta anos, mas até então fizemos de modo intuitivo, pragmático. Agora, a técnica virou uma ciência moderna", disse o ministro, afirmando a necessidade da busca de meios alternativos para resolver conflitos.

Além da utilização de técnicas modernas de mediação, o próprio ambiente do Cejusc facilita a conciliação, ressaltou o ministro. Desde o mobiliário até a escolha das cores, tudo foi pensado tecnicamente para criar um ambiente favorável aos acordos.

A desembargadora Ana Paula Tauceda Branco, coordenadora-geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TRT-ES e secretária-geral da Comissão Nacional de Promoção de Conciliação, lembrou a finalidade pacificadora como primeiro papel da Justiça do Trabalho. "Nós sempre estivemos à frente de nosso tempo."

O presidente do TRT-ES, desembargador Mário Ribeiro Cantarino Neto, agradeceu a contribuição de toda a equipe do Cejusc. Além de magistrados, o Centro conta com servidores altamente habilitados em mediação. "A conciliação é um projeto importante do Tribunal. Nosso objetivo é trabalhar pela pacificação de conflitos", afirmou Cantarino.

Acordo homologado pelo ministro

Após descerrar a placa de inauguração do Cejusc-JT, o vice-presidente do TST se dirigiu à Sala de Conciliação nº 1 para homologar um acordo entre a empresa Sodexo e uma trabalhadora, no valor de R$ 45.000,00.

O acordo encerrou um processo aberto há oito meses, referente a doença ocupacional. Os juízes Fabrício Zocolotti e Márcia Miura, coordenador e supervisora do Centro de Conciliação, acompanharam a homologação do acordo pelo ministro.

O Cejusc-JT funciona de segunda a quinta, com audiências às segundas e terças pela manhã, e às quartas e quintas à tarde.

Confira alguns momentos:

 

Fonte/com alteração: Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo (TRT-ES)

Imprimir