Outubro Rosa: MPT-ES realizou seminário de prevenção e combate ao câncer

Evento contou com palestras de especialistas em nutrição, oncologia e psicologia

Na tarde de sexta-feira (19), o Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES), em parceria com a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), o Centro Capixaba de Oncologia (Cecon), a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a Dietética Refeições, realizou, no auditório da Procuradoria Regional do Trabalho (PRT) da 17ª Região, o “I Seminário Sobre Câncer de Mama no Âmbito do MPT: Prevenção e Diagnóstico Precoce”.

O evento faz parte das atividades e campanhas nacionais de combate e prevenção ao câncer de mama que ocorrem sempre no mês de outubro em todo o país. Cerca de 40 pessoas estiveram presentes na atividade, desde integrantes da PRT17 e das Procuradorias do Trabalho no interior do estado, até representantes do Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF-ES) e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Para as palestras, foram convidadas três importantes especialistas da área da saúde, como a nutricionista, sócia-proprietária da Dietética Refeições, e youtuber do canal “Fala Nutricionista”, Mariana Herzog, expositora da palestra “A importância dos alimentos funcionais na prevenção do câncer”; a médica especialista em oncologia clínica, Virginia Altoé Sessa, com a palestra “Avaliação genética na prevenção e detecção precoce do câncer”; e a psicóloga Virna Vivas Ribeiro Surerus, encerrando o evento com uma conversa sobre a contribuição da psicologia na luta contra o câncer.

Alimentação é saúde – “A palestra sobre alimentação foi excepcional. Eu venho fazendo uma alimentação mais saudável já tem uns dois anos e meio, desde que iniciei o tratamento do câncer”, conta Maria de Lourdes do Nascimento Alves, que enfrenta a doença desde 2016. E ela está no caminho certo. Segundo a nutricionista Mariana Herzog, a alimentação e a nutrição inadequadas, somadas ao sedentarismo, contribuem no desenvolvimento da doença.

“O câncer é um crescimento desenfreado de alguma célula em nosso organismo. Existem diversas causas que podem colaborar para esse crescimento e uma delas é a alimentação. Temos também a questão genética, que contribui em cerca de 20% a 80% dos casos. O ambiente determina o aparecimento dessa doença, pois há três fatores determinantes: a alimentação, o cigarro e o sedentarismo”, alerta Herzog.

Ainda, de acordo com a nutricionista, manter uma rotina de alimentos saudáveis e variados pode prevenir o aparecimento do câncer. “O importante é termos uma alimentação variada e saudável. Hoje, temos inúmeras pesquisas que comprovam que uma alimentação rica em frutas, legumes e cereais; e pobre em alimentos processados como o bacon, presunto e linguiça, podem sim prevenir a doença”, finaliza.

Imagens microscópicas - Durante o evento, os participantes ainda tiveram a oportunidade de visualizarem, por microscópio, células cancerosas e normais do tecido mamário. A exposição e explanação foi feita pela estudante de farmácia da Ufes, Mileni Fátima Rodrigues.

O público aprovou a realização do seminário. “Essa é uma iniciativa excelente do MPT-ES. Tive interesse em participar do seminário, pois verifiquei que os profissionais palestrantes selecionados tinham currículos muito bons, com experiência no tratamento e acompanhamento da doença. Fiz questão de vir, já que tenho um caso na família: minha mãe. Ela também veio à palestra. O conhecimento adquirido aqui certamente vai nos ajudar ainda mais”, comenta a servidora do Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF-ES), Priscila Alves.

Confira aqui as fotos do evento.

Imprimir