MPT-ES Realiza inspeção para verificar as condições de trabalho em mineradora no sul do Estado

A análise técnica aconteceu após a colisão de dois caminhões em pedreira da Minerasul

 

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Cachoeiro de Itapemirim realizou inspeção, na última semana, para verificar as condições de trabalho na pedreira Minerasul. O procedimento aconteceu em razão do acidente de trabalho ocorrido no dia 07 de dezembro, quando dois caminhões carregados de pedras colidiram e, com o impacto, tombaram. O acidente provocou a morte de um funcionário e causou lesões a outro trabalhador, ambos contratados da mineradora. 

 

Segundo informações levantadas por portais jornalísticos, um dos veículos perdeu o freio e bateu no caminhão que estava à frente. Após o acidente, que supostamente teria sido ocasionado por falha mecânica, um inquérito foi aberto para determinar o que de fato teria motivado a colisão entre os veículos. Uma vez instaurado os trâmites processuais devidos, o procurador do Trabalho, Djailson Martins Rocha, realizou inspeção na sede da empresa. 

 

Relevância da inspeção

Durante a vistoria foram ouvidos os diretores administrativos, mecânicos responsáveis pela manutenção da frota, técnico de segurança e demais funcionários que pudessem contribuir com informações relevantes. O procurador do MPT-ES, inclusive, fez, em um caminhão também carregado de pedras, o mesmo percurso dos caminhões envolvidos no acidente.

 

Em regra, membros do Ministério Público do Trabalho requerem documentos produzidos por terceiros, como advogados, órgãos públicos e empresas, por meio de notificações. No entanto, a oportunidade de exercer a parte técnica do trabalho permite que a análise chegue a um nível de excelência que só a vivência no local torna possível. 

 

“Ver com seus próprios olhos o ambiente, os fatores que influenciam, os equipamentos, conversar diretamente com os trabalhadores, permite uma visão e compreensão privilegiada do contexto, algo que nenhum documento pode oferecer.” – Djailson Martins Rocha

 

De acordo com o representante do MPT-ES, a inspeção realizada na empresa Minerasul, possibilitou identificar fatos que não constavam nos laudos técnicos da Polícia Civil (PC) e da Auditoria-Fiscal do Trabalho (AFT). O que confirma, para o membro, o quanto as inspeções são valiosas para o trabalho do órgão ministerial. 

 

 

 

 

 

Publicado dia 03/09/2021

Imprimir