MPT-ES oferece curso de garçom em Vargem Alta

O Ministério Público do Trabalho (MPT) no Espírito Santo, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Vargem Alta, ofereceu gratuitamente um curso de garçom/garçonete para os moradores da região sul do estado. Esse treinamento é proveniente do projeto Reinventar, uma iniciativa do órgão ministerial de aperfeiçoamento profissional em diversos segmentos.

Com mais de 20 inscritos, o curso buscou oferecer qualificação e chances de melhoria da renda. A capacitação durou 36h e foi realizada nos meses de outubro e novembro, no auditório da Pestalozzi, com direito a certificado de conclusão. Além das aulas teóricas, os alunos tiveram a oportunidade de ter aulas práticas, com a supervisão do Instrutor Fábio Cunha Garcia, em um restaurante em Vargem Alta.

Nova oportunidade - Muitos alunos já trabalharam na área como garçons ou garçonetes em bares e lanchonetes locais e tiveram a oportunidade de aperfeiçoar o trabalho com o curso, como relatou a aluna do curso, Aneliza Machado. “Foi muito importante, eu já trabalhava como garçonete, mas o curso nos mostrou questões de ética, arrumação e organização, coisas que não tinha conhecimento”, comentou. Ela ainda reforçou a importância do curso para as oportunidades de emprego: “O curso abriu várias portas de empregos na região para muitas pessoas que estavam precisando”.

Para quem não tinha experiência na área, alguns bares e restaurantes regionais ofereceram uma oportunidade de estágio durante a formação, com a possibilidade de ser efetivados ou atuar como freelancer, como é o caso da Emily de Souza, que, por intermédio do curso, destacou-se no estágio e conseguiu um emprego. “O curso foi muito útil e gratificante para mim, pois abriu uma porta de emprego. Eu fiz o estágio e, graças a ele, conquistei a minha vaga”, relatou a recém-contratada.

Projeto Reinventar- O projeto surgiu durante a pandemia de Covid-19 como uma alternativa de geração de renda direcionada a pessoas em situações de vulnerabilidade social. Os cursos e treinamentos visam possibilitar o desempenho de um ofício por conta própria ou mesmo a inclusão no mercado de trabalho, num período em que o isolamento social, a crise econômica atual e as altas taxas de desemprego exigem respostas rápidas para assegurar uma renda mínima para a população enfrentar esse período.

Novos cursos serão ofertados na Grande Vitória a partir de dezembro, com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae) e Organizações Não-Governamentais (ONG’s) de alguns municípios. A população poderá participar de capacitações nas áreas de beleza, alimentação e tecnologia. Além disso, serão oferecidos cursos complementares de gestão para que o profissional consiga criar e gerenciar seu próprio negócio. Mais informações serão disponibilizadas no site do MPT-ES:www.prt17.mpt.mp.br.

 

 

Publicado em 26 de novembro de 2020

Fotos: Cedidas pelo coordenador do curso, Alexandre Mosquini.

 

 

 

 

 

 

Imprimir