Evento na PRT17 marca a conscientização do Outubro Rosa

Iniciando as ações de conscientização do Outubro Rosa, na tarde da última sexta-feira (02) aconteceu a palestra de prevenção e diagnóstico precoce do câncer, na Procuradoria Regional do Trabalho da 17ª Região (PRT17). O enfermeiro do hospital Santa Rita de Cássia no setor de quimioterapia, Bruno Henrique Fiorin, especialista em oncologia e mestre em saúde coletiva, ministrou a palestra.

De acordo com o especialista, o paciente deve ser inserido no convívio social. “Não se deve isolar e segregar o paciente oncológico. Ele precisa de atenção, tanto física quanto emocional. Ter câncer não é estar condenado a ficar no leito, preso”, afirmou.

Durante a palestra, Bruno Fiorin explicou os tipos de cânceres mais incidentes do Brasil, os mitos e verdades a respeito do tema, fatores de risco e modos de prevenção ao câncer.

Câncer de mama

O câncer de mama é a 2ª doença responsável pelas mortalidades no Brasil. Somente em 2014, foram 57.120 mil casos novos no país, sendo que 45,3% dos casos de câncer de mama são descobertos quando a doença já está muito avançada.

Uma das orientações dadas pelo especialista no evento foi o estímulo à amamentação para as mulheres, pois as células mamárias se renovam e protegem do câncer. Além disso, é necessário fazer o preventivo uma vez ao ano.

Câncer de próstata

É obrigatório os homens realizarem anualmente o exame PSA (Antígeno Específico Prostático), que auxilia na prevenção ao câncer de próstata. Entre os fatores de risco estão a idade (acima de 50 anos), antecedente familiar, raça, dieta rica em gordura, carne vermelha e derivados do leite, obesidade e tabagismo.

Caminhada Outubro Rosa

No dia 25 de outubro, às 8h30 ocorrerá a Caminhada Outubro Rosa “Um toque pela Vida”. A concentração será em frente ao Píer Iemanjá, com término no posto de gasolina na Av. Adalberto Simão Nader. A ação é iniciativa da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc). Participe!

Contribuição

As camisas do Outubro Rosa 2015 já podem ser encontradas em diversos pontos da Grande Vitória. Além da Casa Rosa, ponto oficial onde todos os produtos alusivos do movimento são encontrados, mais de 20 locais, disponibilizados por cinco grandes parceiros da Afecc, estão com camisas nos tamanhos PP, P, M, G e GG, aguardando por você.

Ao doar R$ 15,00 você leva uma camisa do Outubro Rosa 2015 e colabora com os programas sociais da Afecc – Hospital Santa Rita de Cássia em benefício dos pacientes do SUS em tratamento de câncer. Saiba mais no link http://www.afecc.org.br/noticia/camisas-outubro-rosa-2015.

Veja as fotos!

 

 

 

 

 

Imprimir