Artistas com deficiência expõem suas obras durante Reconecta

Seis artistas irão expor suas obras durante a segunda edição do Reconecta, conferência sobre inclusão e acessibilidade promovida pelo Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES) em parceria com diversas entidades de defesa dos direitos das pessoas com deficiência. São trabalhos como pintura, fotografia, vídeos e artesanato. O público poderá apreciar de perto as produções dos artistas André Luís Estanislau, Samira Avancini, Rafael Domingos Bof, Rejane Arruda, Dolina Schreiber e Stela Raye. O evento será gratuito e ocorrerá entre os dias 19 e 22 de setembro, no Boulevard Shopping Vila Velha.

O Reconecta terá um estande denominado Espaço Arte, exclusivo para exibição de obras produzidas por pessoas com deficiência (PCDs). Segundo a procuradora do MPT-ES, Thais Borges da Silva, ter um momento dedicado à valorização da criação artística das pessoas com deficiência também é falar sobre inclusão. “A arte é ferramenta importantíssima de inclusão social para pessoas com deficiência. Arte e cultura são direitos garantidos pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Assim, possibilitar as pessoas com deficiência o acesso às atividades artísticas, é implementar esse importante direito, que permite ao indivíduo “sair de si”, refletir e se posicionar diante de sua realidade”, diz a procuradora do Trabalho

Pintura, fotografia e artesanato – Quem visitar a segunda edição da Conferência e Exposição Estadual de Inclusão e Acessibilidade terá contato com as telas do pintor autodidata André Luís Estanislau que em vez de usar as mãos, utiliza a boca para produzir suas obras. O artista, diagnosticado com distrofia muscular de Becker, trará sua exposição “Impressões” para o Reconecta. Além de André, o Espaço Arte ainda contará com as obras “Flores e céus em movimento” da pintora Samira Avancini. Em suas telas, a artista usa a técnica óleo e acrílica sobre tela.

“Quando eu pinto, não me preocupo, eu me desligo e sempre procuro trazer cores alegres para as telas. Comecei a pintar ainda criança, quando eu estava em processo de recuperação. Eu pintava tudo que podia”, conta a artista Samira Avancini que teve paralisia infantil aos seis meses de idade. “Expor no estande é uma oportunidade única de mostrar o meu trabalho e de somar com a nossa classe. Podemos muito quando queremos. Tudo é possível. O que move o nosso corpo é a nossa vontade de viver e de vencer”, reflete.

Na categoria audiovisual estão os artistas Rafael Bof e Rejane Arruda. Rafael viu na fotografia uma saída para enfrentar as sequelas oriundas de um Acidente Vascular Encefálico (AVE). Em sua obra intitulada “Meu Mundo”, ele capta, com seu olhar sensível somado às técnicas fotográficas, a essência e beleza das pessoas com deficiência e pessoas reabilitadas. Representando também a categoria, a artista Rejane trará para o Reconecta a instalação “Cena Diversa” que consiste em um registro com fotos, vídeos e materiais do espetáculo capixaba encenado por atores com deficiência visual “Quando acordar a cidade”.

As artistas Stela Raye e Dolina Schereiber irão expor no Espaço Arte seus artesanatos. Stela passeia por diversas linguagens artísticas. A jovem é dramaturga, modelo, educadora social e ativista do Fórum de Pessoas com Deficiência de Vila Velha. A artista apresentará no estande produções de artesanato, turbantes e camisas bordadas com tecido africano. Já Dolina é costureira e artesã. Para criação de suas obras, ela usa barbantes, garrafas, conchas, tecidos, feltros e espuma vinílica acetinada, popularmente conhecida como EVA.

Além do Espaço Arte, durante todo o Reconecta ainda haverá outras opções culturais. Na programação, o público poderá curtir muita música com “Saulo e seus teclados”, “Azudalú & Música Azul”, “Banda Visão Noturna”; apresentações teatrais com a turma do Teatro Campanelli; espetáculo de dança “Balada do Louco” da Companhia de Dança Bem Me Quer e apresentação do Coral Legal.

Serviço – Espaço Arte – Reconecta

Data: 19 a 22 de setembro

Local: Boulevard Shopping Vila Velha

Exposições: “Impressões”, “Meu Mundo”, “Flores e céus em Movimento” e “Cena Diversa”

Evento Gratuito

Confira a programação completa!Confira a programação completa!

Artesã Stela Raye. | Foto: Arquivo Pessoal
Artesã Stela Raye. | Foto: Arquivo Pessoal

Pintora Samira Avancini. | Arquivo Pessoal
Pintora Samira Avancini. | Arquivo Pessoal

Pintura do artista Andre Luis. | Foto: Arquivo Pessoal
Pintura do artista Andre Luis. | Foto: Arquivo Pessoal

"Meu Mundo" de Rafael Bof | Fotos: Arquivo Pessoal
"Meu Mundo" de Rafael Bof | Fotos: Arquivo Pessoal

Foto-instalação do espetáculo "Cena Diversa" | Foto: Laysa Santiago
Foto-instalação do espetáculo "Cena Diversa" | Foto: Laysa Santiago

 

Imprimir