Fundacentro lança documentário sobre o trabalho em moageiras do Sul do Estado

Está disponível no Youtube, o vídeo lançado pela Fundacentro: “Moageiras - Entre o Pó e o Fôlego da Vida”, produzido pelo Serviço de Recursos Instrucionais, sob coordenação de José Geraldo Aguiar da Fundacentro do Espírito Santo. O documentário conta com a participação do procurador do Trabalho Djaílson Martins Rocha, do MPT em Cachoeiro de Itapemirim, que explica a participação do MPT no Projeto Moageiras.

O vídeo mostra as altas concentrações de pó em suspensão nos ambientes de trabalho e nas comunidades vizinhas, bem como os efeitos na saúde dos trabalhadores e da população, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado do Espírito Santo, um dos principais polos produtores de rochas ornamentais do Brasil.

Em 2010 a Fundacentro deu início ao projeto de pesquisa denominado: Agentes Ambientais na Moagem de Pedras de Mármore no Município de Cachoeiro de Itapemirim e Região e seus Impactos na Saúde dos Trabalhadores, onde foi possível qualificar os ambientes de trabalho por meio de um checklist aplicado a 36 empresas do setor. O diagnóstico de saúde de uma amostra de 246 trabalhadores foi aferido por meio de histórico ocupacional, exames de espirometria e raio x de tórax.

Esse levantamento subsidiou a atuação do MPT em Cachoeiro, resultando na assinatura de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) pelas empresas moageiras da região. No compromisso firmado com o órgão, as moageiras se obrigaram a promover a adequação do meio ambiente de trabalho, implementando medidas que pudessem aumentar o controle da emissão do particulado.

No vídeo, as recomendações da Fundacentro estão voltadas para as medidas de controle para melhorar as condições de trabalho, bem como mostrar o funcionamento de empresas que já se adaptaram aos dispositivos recomendados.

Clique aqui para ver o vídeo.

Imprimir