PRT17 aborda consciência bucal em palestra nessa terça-feira

A tarde dessa terça-feira (27) foi de auditório cheio na Procuradoria Regional do Trabalho da 17ª Região (PRT17). Membros, servidores e estagiários participaram da palestra com Ana Cristina Sena, especialista em dentística e estética, e Andrêssa Teles, ortodontista e ortopedista facial. Com o tema “Consciência Bucal”, a palestra esclareceu diversas dúvidas a respeito do assunto.

A primeira a falar foi a dra. Ana Cristina Sena, que explicou sobre doenças na boca, a exemplo da gengivite, periodontite, bruxismo, tratamento de canal e câncer bucal. Ela mencionou que cigarros e cachimbos, álcool, má higiene bucal, prótese mal adaptada, exposição continuada à luz solar sem proteção e HPV podem provocar o câncer bucal.

Dra. Ana Cristina Sena
Dra. Ana Cristina Sena

Além disso, a profissional alertou sobre a importância da saliva e da ingestão de água tanto para a saúde bucal quanto para o processo de digestão.  “Toda a vez que for se alimentar, tem que escovar os dentes. Mas depois que comer algo ácido, o ideal é esperar 30 minutos para haver a remineralização. O PH ser reequilibrado. E beber muita água, para poder ajudar no volume de salivação. A água é essencial para a vida, para os rins, para tudo”, disse.

Já a dra. Andrêssa Teles abordou o equilíbrio oclusal e todas as partes integrantes do dente que são essenciais para um funcionamento correto e mostrou casos de alguns pacientes. Ela explicou que o sistema estomatognático, o qual compreende estruturas ósseas, dentárias, musculares, glandulares, nervosas e articulares, precisa funcionar em harmonia.  “Quando você tem problema em um deles e não cuida corretamente, você pode ter consequência em outras regiões. Existe um inter-relação, para comer, para falar, para respirar, para sentir as sensações”, explanou.

 

Dra. Andrêssa Teles
Dra. Andrêssa Teles

Para a técnica administrativa Elanne Oishio, eventos como este são muito importantes para as pessoas. “Foi muito instrutiva e educativa, eu gostei bastante”, comentou.

 Da esquerda para a direita - O Direitor Regional Helder Gomes, a odontóloga Andrêssa Teles, o procurador-chefe Estanislau Bozi e a odontóloga Ana Cristina Sena
Da esquerda para a direita - O Direitor Regional Helder Gomes, a odontóloga Andrêssa Teles, o procurador-chefe Estanislau Bozi e a odontóloga Ana Cristina Sena

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

S

Imprimir