O poder da tecnologia assistiva na inclusão digital de pessoas com deficiência visual

Pessoas com deficiência reivindicam cada vez mais acessibilidade, autonomia, qualidade de vida e inclusão social. Para facilitar a independência desse segmento e atenuar as barreiras do conhecimento, os recursos da tecnologia assistiva têm sido fundamentais para o exercício da cidadania e a empregabilidade de pessoas com deficiência.

 

Uma série de recursos tecnológicos disponíveis está facilitando o acesso à informação e à comunicação de pessoas cegas ou com baixa visão. Entre eles, o dispositivo OrCam MyEye 2.0 tornou-se uma grande referência internacional. O produto é tão inovador que tem sido recomendado inclusive por oftalmologistas.

Desenvolvido por uma startup israelense para dar ainda mais autonomia às pessoas cegas, com baixa visão ou com dificuldade de leitura, o dispositivo de tecnologia assistiva vestível é capaz de fotografar, escanear e reconhecer textos impressos ou digitais, rostos, produtos e código de barras, cédulas de dinheiro, cores, informa a data e a hora, além de possuir outras funcionalidades.

É possível ter acesso às informações a partir de uma câmera em miniatura acoplada à haste direita da armação e transmitidas por um pequeno alto-falante. Além disso, o produto é capaz de detectar textos em português, inglês e espanhol, de maneira sigilosa e instantânea, sendo recomendável para todas as idades. O usuário pode escolher entre voz masculina e feminina e definir comandos como pausar, adiantar ou retroceder a leitura. Tudo isso sem o uso da internet.

Informática

Outros recursos de tecnologia assistiva representam importantes ferramentas para as pessoas com deficiência visual no uso efetivo dos aplicativos instalados no computador. O Dosvox, por exemplo, é um software gratuito e com boa utilização por cegos e pessoas com baixa visão.

O projeto foi desenvolvido pelo professor José Antonio dos Santos Borges: informático pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com mestrado e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/ UFRJ).

O Dosvox é um sistema operacional gratuito, o qual permite que pessoas cegas ou com baixa visão utilizem um microcomputador comum para desempenhar uma série de tarefas com muito menos erros, adquirindo, assim, um nível alto de independência no trabalho e nos estudos.

“Por meio do Dosvox, por exemplo, uma pessoa cega consegue escrever e ser lido. Além da síntese de voz, que permite escrever e ler, o programa também apresenta um sistema pouco restrito de acesso às informações que estão na internet. O usuário consegue escrever e-mails, acessar homepages que não sejam complexas demais, obtém acesso a telecomunicações, assim por diante. Esse tipo de facilidade de comunicação permite que essas pessoas passem a frequentar comunidades virtuais, nas quais possam, então, fazer uma série de contatos humanos, fazendo com que sua rede interpessoal seja muito favorecida”, esclarece o docente.

Ele ainda acrescenta que o Dosvox colabora no que diz respeito à diversão e à cultura.   “Ter acesso a livros, música, programas de rádio, tudo isso são facilidades que as nossas atividades do projeto Dosvox têm trazido para as pessoas com deficiência. Escrever e ser lido, além de ler o que os outros escreveram é uma coisa muito importante. Divertir-se e ter acesso à matemática são muito importantes. Então, nós temos uma grande quantidade de programas que têm realmente tornado a vida de pessoas com deficiência visual muito mais produtiva, simples, amena. Ademais, pode trazer uma grande felicidade para a pessoa com deficiência visual na medida em que ela nota que a deficiência é só um detalhe, que ela consegue fazer tudo aquilo que ela desejaria fazer”.  

Reconecta

Para debater mais sobre essas inovações, o Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES) está organizando a segunda edição do Reconecta - Conferência e Exposição Estadual de Inclusão e Acessibilidade – entre os dias 19 e 22 de setembro, no Boulevard Shopping Vila Velha.

Para o procurador-chefe do MPT-ES, Valério Soares Heringer, "o acesso à tecnologia um direito fundamental da pessoa humana para que tenha melhores condições de saúde, segurança, informação e dignidade. Dessa forma, a ampliação da oferta de meios tecnológicos capazes de aumentar as capacidades biopsicofisiológicas das pessoas com deficiência é um importante e crescente objetivo do Reconecta."

O evento terá um estande da empresa Mais Autonomia Tecnologia Assistiva, representante da Orcam no Brasil. Os participantes do evento terão o direito de conhecer os óculos da marca. O professor José Antonio Borges também estará presente no evento no dia 20/9, das 17h às 18h. Ele vai abordar a palestra “Apresentação de projetos de tecnologia para as pessoas com deficiência visual”, na qual também será explicado sobre Intermat e Sonoramat, Grafivox, Harmony vox e Dublavox.

Já no dia 21/09, das 18h às 19h, haverá o painel “tecnologia assistiva alavancando a inclusão nas organizações”, conduzido por João Luiz Salles, Alexandre Boniatti e Carlos Alexandre Nunes dos Santos.

Serviço – Reconecta

Datas: 19/9 – das 18h às 22h;

           20/9 e 21/9- das 10h às 22h;

           22/9 – das 15h às 19h.

Local: Boulevard Shopping Vila Velha | Gratuito

Imprimir