Escolas municipais participam da culminância do projeto “MPT na Escola” em Viana
Na manhã desta segunda-feira (10/11), cerca de 150 alunos de sete escolas de Viana, região metropolitana da Grande Vitória, foram os protagonistas de diversas apresentações que marcaram o encerramento do primeiro ano do Projeto MPT na Escola no Município. Música, vídeo, poesia, dança e até ginástica rítmica foram usados pelas crianças para demonstrar a importância do combate ao trabalho infantil. No total, 20 escolas participaram do projeto durante este ano, em 2015 a previsão é de haja a participação de toda a rede municipal de ensino.
O evento contou com a participação do procurador do Ministério Público do Trabalho Marcos Mauro Buzato, da secretária de Educação de Viana, Luzian Belisário, da diretora do Departamento de Apoio Pedagógico, Sirley Aparecida Brozinda Zandonadi e da profissional da equipe de Educação Especial da Semed, Diuzelena da Silva Maioli. As escolas participantes foram: EMEF Padre Antunes, EMEF Francisco de Assis Pereira, EMEF Adamastor Furtado, EMEF Orestes Souto Novaes, EMEF Denizart Santos, EMEF Dr. Tancredo de Almeida Neves e EMEF Dorival Brandão.
A secretária de educação de Viana, Luzian Belisario, fez a abertura do evento exaltando a importância do Projeto MPT na Escola e agradeceu ao procurador do Trabalho Marcos Mauro Buzato, coordenador do projeto no estado, pela oportunidade de o Município poder participar e mandou um recado para as crianças: “estudem muito, mas estudem muito mesmo, porque daqui a alguns anos vocês vão olhar para trás e dizer: como foi estar lá!”.
Dentre os pais que foram apreciar a apresentação dos alunos estava Eliane Santos Dias, mãe da pequena Heloísa de oito anos, estudante da EMEF Padre Antunes Siqueira. Eliane contou que teve uma infância difícil e que trabalhou quando criança. Disse que hoje sente na pele o quanto isso lhe prejudicou. “Eu não conclui os estudos, por isso faço de tudo para que meus filhos possam fazer o que eu não fiz”. Eliane, que tem outro filho de cinco anos, lembrou que quando criança nem podia brincar e que, por isso, incentiva os filhos como pode. “Hoje dou a eles a liberdade que eu não tive. Heloísa faz Karatê, participa da ginástica e de outras atividades na escola”, contou.
No encerramento, o procurador do Trabalho Marcos Mauro Buzato disse ter ficado emocionado com as apresentações. “Confesso a vocês que toda vez que venho para um evento como esse, eu me preparo emocionalmente. Mas, hoje, eu fiquei muito emocionado em ver como as crianças conseguiram entender o que é o trabalho infantil e como ele é prejudicial ao futuro delas”. Buzato também agradeceu a participação dos familiares dos alunos no evento e concluiu reafirmando a importância dos pais no processo educacional dos filhos.
Este ano, mais de quatro mil crianças participaram do projeto MPT na Escola em Viana. Para 2015, a expectativa é de que todas as 32 escolas do município sejam incluídas, atingindo um total de mais de 8 mil alunos.
Veja abaixo fotos e vídeos das apresentação das escolas:
EMEF PE. ANTUNES |
EMEF - FRANCISCO Teatro, com o tema: O desejo de uma criança. |
Coreografia da música: Gentileza |
EMEF DR. TANCREDO DE ALMEIDA NEVES Paródia da música Asa Branca |
Paródia da música Asa Branca O trabalho infantil |
EMEF DENIZART SANTOS Apresentação coreografada e cantada |
EMEF ORESTES SOUTO NOVAES Curta Metragem Mudo e Hip Hop |
EMEF DORIVAL BRANDÃO – BANDA |
EMEF ADAMASTOR FURTADO |
|