Fórum Capixaba de Resíduos Sólidos está na final do Prêmio CNMP 2024

Os vencedores serão revelados no momento da cerimônia de premiação, dia 27 de novembro, no Conselho Nacional do Ministério Público

O Fórum Capixaba de Resíduos Sólidos (FCRS) está na lista dos 27 programas e projetos finalistas do Prêmio CNMP 2024. A Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP) divulgou, nesta segunda-feira, 16, a lista das iniciativas que passaram para a última fase da disputa.

A ordem dos vencedores somente será revelada no momento da cerimônia de premiação, prevista para 27 de novembro, 17h, no auditório do Conselho Nacional do Ministério Público. 

Na edição deste ano serão premiadas até três iniciativas em cada uma das nove categorias:  Investigação e inteligência; Persecução cível e penal; Integração e articulação; Transversalidade dos direitos fundamentais; Fiscalização de políticas e recursos públicos; Diálogo com a sociedade; Governança e gestão; Sustentabilidade; e Tecnologias disruptivas ou emergentes.

Os 27 programas finalistas foram selecionados dentre 45 semifinalistas, que, por sua vez, integraram uma listagem de 651 iniciativas das unidades e ramos do Ministério Público brasileiro habilitadas a concorrer à premiação este ano. Os trabalhos fazem parte das iniciativas cadastradas no Banco Nacional de Projetos (BNP), produto do Planejamento Estratégico Nacional, ferramenta responsável por coletar e disseminar práticas bem-sucedidas no Ministério Público.

Fórum

O Fórum Capixaba de Resíduos Sólidos foi criado em agosto de 2020 para tratar dos temas: resíduos sólidos e erradicação dos lixões. Alguns de seus objetivos são: conscientizar sobre os resíduos sólidos, falar da responsabilidade do cidadão com a coleta seletiva e fortalecer cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis.

O Fórum também trabalha ações afirmativas que se relacionam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis indicados pela Organização das Nações Unidas com metas até 2030. A proposta do FCRS ainda visa contribuir para organizar as associações de catadores que são imprescindíveis nesse processo de avanços e representam uma das formas de trabalhar a redução da desigualdade social. A coleta seletiva baseia-se na tríade: dignidade, trabalho e proteção do meio ambiente.

Prêmio CNMP  

Instituído pela Resolução nº 94/2013, o Prêmio CNMP dá visibilidade aos projetos do Ministério Público brasileiro que mais se destacaram na concretização dos objetivos do Planejamento Estratégico Nacional do MP.

Banco Nacional de Projetos  

É por meio do Banco Nacional de Projetos que as unidades do Ministério Público brasileiro cadastram iniciativas (boas práticas, projetos e programas) de autoria de seus membros ou servidores, com o objetivo de torná-las acessíveis às demais unidades, ao poder público e à sociedade em geral.

 

Confira aqui os programas e projetos finalistas do Prêmio CNMP 2024.

 

Créditos:

Texto – Alcione Coutinho, com informações do CNMP

Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo

Assessoria de Comunicação

(27) 2125-4522 / 99241-3186

 

Publicado: 16/09/2024.

Imprimir