Projeto "Além da Medida" expande atuação e inicia nova turma em Cachoeiro de Itapemirim
A cerimônia de abertura da nova turma do projeto "Além da Medida" ocorreu ontem, dia 30 de setembro, na Unidade de Internação Sul (Unis Sul), em Cachoeiro de Itapemirim. O procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho (PRT) da 17ª Região, Estanislau Tallon Bozi, e a procuradora do Trabalho e titular regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), Thais Borges da Silva, estiveram presentes no evento.
O "Além da Medida" é resultado da união de esforços de várias entidades e órgão públicos, como o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério Público do Espírito Santo (MPES), a Superintendência Regional do Trabalho (SRT), a Defensoria Pública (DP), o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e de empresas parceiras, que oferecem vagas de aprendizagem para os jovens em situação de vulnerabilidade social, tais como a Atum do Brasil, Básica Fornecimento de Refeições, Engelmig, Grupo Carone, Mocelin, Osvaldo Perim, Serramar Granitos, Supermercados BH e Usina Paineiras.
Projeto
A iniciativa foi concebida em 2019, mas, devido à pandemia, sua implementação inicial ocorreu somente em 2021. Recentemente, o projeto foi ampliado para alcançar o interior do Espírito Santo, com a nova turma sendo inaugurada em Cachoeiro de Itapemirim.
Durante a cerimônia, a procuradora Thais Borges ainda informou que a conclusão do curso, com o recebimento do certificado do Senac, além da experiência de trabalho registrada na carteira de trabalho dos alunos, serão as ferramentas necessárias para que os participantes deem início à transformação de suas vidas, à inclusão no mercado formal de trabalho, ao rompimento da trajetória infracional e ao resgate da cidadania.
Confira alguns momentos: