MPT/ES lança box da série “MPT em Quadrinhos”

O material contará com 12 edições da série e outros elementos surpresas

No dia 03 de março, às 14h30, o Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT/ES) realizará um evento, na sede do órgão, para o lançamento de um box. O material vai conter 12 edições da série “MPT em Quadrinhos” e mais algumas surpresas que serão apresentadas no dia. O intuito da proposta é divulgar e levar à sociedade informações a respeito dos direitos trabalhistas, usando de maneira lúdica os recursos simples das histórias em quadrinhos (HQs).

Seis revistas já foram lançadas anteriormente. No evento serão conhecidas seis publicações recentes que tratam de questões como contrato de trabalho, trabalho doméstico, segurança na construção civil, assédio sexual, garagens de ônibus e trabalho escravo contemporâneo. As HQs mais antigas abordam temas relacionados aos direitos dos trabalhadores, trabalho infantil, estágio, inclusão social, assédio moral, assédio sexual, construção civil, entre outros.

A entrada no evento será livre. Todos os presentes receberão o Kit com as 12 primeiras edições acompanhadas de novos itens. O lançamento vai ocorrer no auditório da Procuradoria Regional do Trabalho da 17ª Região, localizada na Av. Adalberto Simão Nader, 531, Mata da Praia, Vitória/ES.

As edições também podem ser lidas no site (www.quadrinhos.mpt.mp.br), na versão online (flip) ou baixadas para a leitura posterior no seu computador, smartphone ou tablet.As revistas podem ser reproduzidas e compartilhadas. Os direitos são reservados ao MPT/ES, que pede somente para ser citado como fonte.

A trajetória das revistas

O objetivo das revistas é tornar o Ministério Público do Trabalho mais acessível à população. “Inicialmente o foco era aproximar os estudantes em relação ao órgão, por eles serem multiplicadores de opinião, e também a imprensa, pelo fato dos profissionais dessa área muitas vezes desconhecerem a atuação do MPT”, comenta a procuradora do Trabalho do MPT/ES, Daniele Corrêa Santa Catarina.

As quatro primeiras edições impressas atingiram mais de 320 mil pessoas, e, atualmente, em torno de 600 mil cópias já foram distribuídas no Brasil. De acordo com a procuradora, a primeira revista, com o título ''Os trabalhadores e seus direitos'' teve tanta repercussão que o Ministério Público do Trabalho resolveu ampliar a elaboração de novas revistas vinculadas aos principais temas de atuação da instituição.

A série já possui planos para o futuro. Novas edições já estão em andamento para a criação do segundo kit. Há previsão do lançamento de mais 12 revistas “MPT em Quadrinhos”. Além disso, há intenção de atender os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Imprimir