Procuradora do MPT-ES participa do lançamento de ações para impulsionar a retomada da economia dos pequenos negócios
Live aconteceu no canal do YouTube do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande
O governador do Estado, Renato Casagrande, lançou, na tarde da última quinta-feira (03), ações estratégicas com o objetivo de impulsionar a retomada da economia capixaba dos pequenos negócios. Realizadas por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes), as iniciativas vão englobar cursos de qualificação profissional, consultoria, capacitação, entregas de equipamentos e veículos, abertura de lojas, entrega de cestas de alimentos saudáveis e confecção de máscaras.
No evento virtual de lançamento, com transmissão ao vivo pelas redes sociais, o governador destacou a importância da solenidade voltada para os pequenos empreendedores, que estão atuando em suas atividades econômicas.
"Para nós, é importante equiparmos, financiarmos e profissionalizarmos os empreendedores que atuam no dia a dia, às vezes no trabalho individual. Transformamos a Aderes em uma instituição especializada neste trabalho. É um local de debate permanente com o Governo do Estado e é uma garantia de estarmos focados no que nos importa, que é enfrentar a questão da concentração de riqueza e renda. Temos que enfrentar isso, acabando com privilégios, apoiando as pessoas que estão lutando no dia a dia. Para isso, são necessárias políticas públicas como estamos fazendo agora, que definem nosso trabalho, que é investir nas pessoas que mais necessitam”, disse Casagrande.
A procuradora do Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES), Janine Milbratz Fiorot, também discursou na live e parabenizou a iniciativa. “O MPT, como defensor do trabalho decente que é, fica bastante satisfeito com o empenho do Estado do ES, especialmente por meio da Aderes, que tem sido um parceiro fundamental na busca de melhores condições de trabalho dos catadores e catadoras de materiais recicláveis”.
Na ocasião, a representante do órgão ministerial aproveitou para apresentar a recente criação do Fórum Capixaba de Resíduos Sólidos, que visa a efetiva implementação do Política Estadual de Resíduos Sólidos, bem como o fortalecimento das associações. O projeto conta com o envolvimento de diversos órgãos e entidades, como o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
O diretor-presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho, também participou do evento, que teve a presença de demais autoridades e convidados parceiros nos projetos em que a Aderes atua. Segundo Gavini, as ações que fazem parte dos programas Capacitar para Empreender e Inova Mercado com investimento de quase R$ 3 milhões e que estão previstas para acontecer até dezembro deste ano. Deste valor, R$ 415 mil são destinados para territórios do Programa Estado Presente em Defesa da Vida.
Crédito do texto: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado do Espírito Santo