Presidente do Conselho Pátria Voluntária, Michelle Bolsonaro, visita MPT-ES para conhecer projetos de inclusão e cidadania voltados às pessoas com deficiência
A Presidente do Conselho do Projeto Pátria Voluntária, Michelle Bolsonaro, esteve em reunião na sede do MPT-ES para dar continuidade à parceria que levará o projeto PCD Legal aos canais oficiais do Governo Federal
Na manhã desta sexta-feira, 11 de junho, o Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES) recebeu a visita da Presidente do Conselho do Projeto Pátria Voluntária, Michelle Bolsonaro, para dar continuidade à parceria que levará o projeto PCD Legal, do MPT, aos canais eletrônicos dos órgãos do Poder Executivo Federal.
A reunião foi conduzida pelo procurador-chefe do MPT-ES, Valério Soares Heringer, auxiliado pela procuradora do Trabalho, Maria de Lourdes Hora Rocha e contou com a presença da vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, de Cristhine Samorini da Federação da Indústria do Estado do Espírito Santo, de Bruna Frinhani Massucati da Associação dos Surdos de Vitória, de Evandro Telles de Oliveira Filho da Federação Desportiva dos Surdos, de Sérgio Bernardes de Souza da Associação dos Surdos de Cariacica e do Josué Rêgo da Silva, intérprete de Libras que auxiliou na tradução. As equipes técnicas do MPT auxiliaram nos trabalhos que foram, inclusive, acompanhados de modo remoto por outros parceiros dos projetos.
Ambos os projetos foram idealizados pelo MPT-ES, com o objetivo de promover a inclusão da Pessoa com Deficiência. O PCD Legal é uma biblioteca on-line que disponibiliza, em sua plataforma, material acessível com conteúdo em vídeo gravado na Língua Brasileira de Sinais (Libras), conteúdo em áudio gravado por locutores profissionais, preparação descritiva para leitores de HTML (sintetizadores de voz), ampliação e redução de fontes e inversão de contraste de fundo de tela.
O destaque, durante a apresentação, foi o projeto de atualização da Constituição Federativa do Brasil, de 1988, que está em sua fase final e contemplará as mais recentes atualizações (até a Emenda Constitucional nº109), e estará disponível em Libras, áudio e texto, conteúdo para pessoas com deficiência visual e o livro digital. A nova versão atualizada da Constituição Federal de 1988 será disponibilizada em breve.
O procurador-chefe do MPT-ES ressaltou que “O PCD Legal é uma biblioteca digital acessível cujos conteúdos são necessários para a promoção da cidadania das pessoas com deficiência. Nós do MPT queremos que todos os brasileiros e brasileiras tenham acesso ao material e a parceria com o Governo Federal para divulgação do PCD Legal nos portais governamentais dará o impulso necessário para que milhões de pessoas possam exercer plenamente sua cidadania acessando os conteúdos no formato mais adequado à sua necessidade”.
Foi apresentado, ainda, o projeto Reconecta, um evento que promove ações culturais, esportivas, lazer e palestras em prol da acessibilidade, visando incentivar a inclusão das pessoas com deficiência. O projeto foi criado pelo MP do Trabalho no ES e ganhou visibilidade, tornando-se, em sua terceira edição, um projeto nacional.
Durante a visita ao Órgão Ministerial, a presidente do Pátria Voluntária atendeu as pessoas com deficiência que foram convidadas para participar da reunião. Ao final, recebeu exemplares de materiais acessíveis utilizados nos projetos. Ela agradeceu o convite e parabenizou a iniciativa dos projetos. “É um trabalho tão belo e com tanta empatia para aqueles que ficaram tanto tempo sem visibilidade”, disse a presidente do Pátria Voluntária.
Crédito das fotos: Silvana Neitzke