Evento de lançamento do Reconecta 2023 acontece nesta terça (29)
A terceira edição da Conferência e Exposição Estadual de Inclusão e Acessibilidade será apresentada ao público e à imprensa
Nesta terça-feira (29), será anunciado o lançamento da terceira edição presencial do Reconecta - Conferência e Exposição Estadual de Inclusão e Acessibilidade, marcado para acontecer entre os dias 4 e 7 de dezembro deste ano, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 17ª Região. O encontro de amanhã visa prestar informações do futuro evento voltado para fomentar o diálogo e a conscientização acerca da importância da inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência e reabilitados na sociedade, além de permitir a visitação do local.
A nova edição do Reconecta será organizada, inicialmente, pelo Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES), pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Condef) e pela Federação das Apaes do Espírito Santo (Feapaes-ES). A partir do lançamento, outros órgãos públicos, instituições, entidades, conselhos que atuam na defesa dos direitos das pessoas com deficiência e entes da iniciativa privada irão se juntar à organização do evento.
Para a procuradora do Trabalho e titular regional da Coordenadoria de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade), Fernanda Barreto Naves, "o principal objetivo é criar um espaço totalmente dedicado ao intercâmbio técnico qualificado que estimule a mobilização e a articulação entre os diferentes setores da sociedade em torno da questão da acessibilidade e da inclusão, além da conscientização e difusão do vasto conjunto de direitos assegurados às pessoas com deficiência".
Iniciativas como essa demonstram que a conscientização e a ação coordenada são fundamentais para eliminar barreiras e construir um ambiente mais igualitário. De acordo com a secretária executiva da Feapaes-ES, Daniele Inácio da Silva, "por ser o maior evento de inclusão e acessibilidade, a expectativa aumenta principalmente no que se diz respeito a conscientização contra o preconceito. As barreiras são muitas, entre elas: atitudinais e arquitetônicas. Elas se tornam ainda maiores quando são colocadas à frente da pessoa."
A Conferência e Exposição Estadual de Inclusão e Acessibilidade promete ser mais uma oportunidade de aprendizado e troca de conhecimentos, reforçando a importância de uma sociedade que acolhe e valoriza a diversidade. Segundo o presidente do Condef, Luiz Anhaia Vasconcelos, "torna-se desafiante participar desse tipo de evento que busca sair dos discursos, das simples narrativas e colocar, como protagonistas, em presença e voz, as pessoas com deficiência para elas mostrarem o que deve ser prioridade na agenda social daqueles que têm o poder de fazer agir no sentido da garantia dos Direitos dessas pessoas", comentou.
Ele ainda acrescentou que, "para além disso e não menos importante, temos o fato de esse evento focar nas necessidades das pessoas, sim, mas no contexto das possibilidades de realizações delas, não somente nas barreiras que elas enfrentam. "Isso faz com que o evento se torne um espaço de visibilidade e significância as pessoas com deficiência enquanto potência."
Lançamento
No marco inicial dessa edição, os organizadores apresentarão o local, bem como os espaços e as possibilidades de uso, os detalhes sobre a programação e os temas que serão abordados ao longo dos quatro dias de exposição. Entre os tópicos discutidos estão acessibilidade, avaliação biopsicossocial, educação inclusiva, habilitação profissional, emprego apoiado e cadastro nacional de pessoas com deficiência.
Edições anteriores
As primeiras edições presenciais da Conferência e Exposição Estadual de Inclusão e Acessibilidade ocorreram em 2018 e 2019, no Boulevard Shopping Vila Velha. Ao todo, os dois eventos receberam um público estimado de 15 mil pessoas. Além disso, a Procuradoria-Geral do Trabalho e outras Regionais promoveram o evento nos anos 2020 (virtual) e 2022 (modelo híbrido). Vale ressaltar que mais de duas mil oportunidades de emprego foram disponibilizadas na última edição nacional.
Lei de Cotas: direito ao trabalho
A iniciativa de organizar um evento dessa magnitude surgiu da necessidade de incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho por meio da Lei no 8.213. Popularmente conhecida como Lei de Cotas, foi criada em 1991 e tem como objetivo assegurar às pessoas com deficiência (PCDs) o direito ao trabalho, a lei obriga empresas a contratar um percentual que varia de 2% a 5% de PCDs. Apesar de ter sido criada em 1991, sua regulamentação e fiscalização só ocorreu em 2000. De acordo com a legislação, empresas com 100 ou mais funcionários devem contratar pessoas reabilitadas ou com deficiência.
A porcentagem depende do número de empregados de cada empresa. Por exemplo, empresas que possuem entre 100 e 200 empregados são obrigadas a ter em seu quadro 2% de funcionários que sejam PCDs. Já em organizações com um número de 201 a 500 trabalhadores, esse percentual sobe para 3%. Quando composta por 501 a 1000 funcionários, a empresa deve ter em seu quadro de funcionários 4% de trabalhadores com deficiência. Grandes empresas com mais de mil colaboradores devem ter 5% de PCDs em seu quadro de trabalhadores. E o Espírito Santo está entre os estados brasileiros com o maior percentual de cumprimento da cota.
Dados
O Brasil possui 18,6 milhões de pessoas com deficiência, considerando a população com idade igual ou superior a dois anos, segundo estimativas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, com base na Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2022. Esse número representa 8,9% de toda a população brasileira. Ainda segundo o IBGE, 8,8% da população que vive no Espírito Santo possui algum tipo de deficiência.
SERVIÇO
Evento: Lançamento do Reconecta
Data: 29/8 (evento fechado)
Horário: pontualmente, às 17h
Objetivo: Informar sobre a 3ª edição presencial do Reconecta e permitir a visitação do local
Públicos-alvos: convidados e imprensa
Publicado em: 28 de agosto de 2023.
ATENDIMENTO À IMPRENSA
Liege Nogueira
Maria de Penha Ribeiro Schayder
Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
(27) 2125-4522 / 99241-3186