Premiação estadual do "MPT na Escola" no Espírito Santo recebe mais de 300 convidados

O evento agitou alunos e educadores de 12 municípios capixabas envolvidos com o projeto

Em um dia repleto de emoção, arte, entretenimento e talento, o Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES) realizou a cerimônia estadual do prêmio "MPT na Escola”, nessa segunda-feira (9), no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 17ª Região, localizado na Enseada do Suá, Vitória. O evento contou com a presença de mais de 300 alunos, educadores, secretários municipais, prefeito, magistrada e representantes do setor privado. Além disso, membros do MPT-ES e do TRT-17 estiveram presentes para prestigiar a solenidade.

O concurso estadual é apenas o encerramento do trabalho desenvolvido ao longo do ano. O "MPT na Escola" integra o programa "Resgate a Infância", cujo objetivo é promover reflexões nas salas de aula sobre trabalho infantil, aprendizagem e segurança e saúde nas escolas e no trabalho. É uma iniciativa que vai além de reconhecimento e premiação, pois tem o intuito de inspirar e educar a nova geração a serem cidadãos conscientes e responsáveis em relação aos direitos trabalhistas e questões sociais. Em 2023, o projeto expandiu-se para 12 municípios capixabas, envolvendo 205 escolas, 31.453 alunos e 1.611 educadores.

Para o procurador-chefe da PRT-17, Estanislau Tallon Bozi, “a importância do projeto revela-se na intensa participação dos estudantes e profissionais do magistério, com trabalhos de altíssimo nível, demonstradores da vontade de mudar a realidade, transformando-a para melhor. A participação de alunos e educadores espraia-se para além da escola, transmitindo os conhecimentos para as famílias e as comunidades”, comentou.

Juliana Coutinho, coordenadora do projeto "MPT na Escola" em Vila Velha, compartilhou sua experiência: "O projeto é maravilhoso e agrega muito conhecimento a cada ano. Apesar de ser trabalhoso, tudo é compensador. É muito gratificante ver a felicidade nos rostos de nossos professores e alunos! Ficamos ainda mais felizes em saber que Vila Velha foi o município campeão pela segunda vez consecutiva na região metropolitana."

A professora de arte, Julieta Maria de Barros Michelini, que participou ativamente do projeto com seus alunos na Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Professor Luiz Malizeck, descreveu o evento como "um momento mágico e muito bom, onde pudemos ver a premiação de muitas crianças. Sentir a emoção delas também é gratificante. Ver os olhinhos delas festejando é um momento muito importante para nós, professores."

Já a secretária municipal de Educação de Nova Venécia, Wanessa Zavarese Sechim, ressaltou a importância da cerimônia da seguinte forma: "Foi um dia de muito orgulho dos nossos alunos, dia de parabenizar nossos professores, nossos supervisores e diretores escolares, nossa coordenadora do projeto no município, e agradecer ao nosso prefeito por proporcionar a participação dos estudantes até a etapa estadual, em Vitória. Uma tarde de muita cultura e muitos aprendizados. Já estamos ansiosos pela próxima edição”.

Cipa Escolar

Durante o evento, houve a premiação dos trabalhos desenvolvidos em quatro escolas da rede pública de ensino de Vila Velha, no projeto-piloto "Cipa Escolar", integrando o projeto "Segurança e Saúde nas Escolas." Esse trabalho resultou na criação ou reestabelecimento de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) escolares, contribuindo para a promoção da segurança e saúde no ambiente escolar.

Para o procurador do Trabalho e titular regional da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat), Bruno Gomes Borges da Fonseca, o projeto tem "grande potencialidade, provavelmente algumas ainda desconhecidas ou inexploradas. O projeto possui a capacidade de agregar competências voltadas para a saúde, inclusive mental, dos alunos. Além de uma contribuição imediata para suas vidas, das suas famílias e da comunidade, esse conhecimento mais à frente, pode se tornar um aliado na efetivação do que chamamos de meio ambiente do trabalho adequado”.

Durante a culminância também ocorreu a formalização de um convênio entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) e o MPT-ES. A parceria é voltada para a implementação do curso “Introdução a Saúde, Segurança e Meio Ambiente nas Escolas”.

Cultura e premiação

Uma trupe circense encantou o público durante a competição, e algumas apresentações culturais foram apresentadas na abertura e no encerramento do evento. Os alunos tiveram a oportunidade de levar para casa mochilas e medalhas como recompensa pelo empenho nas atividades. Os prêmios para os três primeiros colocados incluíram um smartphone, um dispositivo Alexa e uma caixinha de som. Os professores e coordenadores foram agraciados com smartwatches. Além disso, os municípios mais dedicados receberam TVs, e duas coordenadoras foram surpreendidas com dispositivo Alexa, como reconhecimento por seu trabalho incansável.

Mariah Eduarda da Silva Aguiar, aluna do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Valério Coser, em São Mateus, venceu o primeiro lugar na categoria música do grupo 1 em parceria com duas colegas de sala. A música, intitulada "Congo – Criança não trabalha", rendeu-lhe um celular como prêmio, e ela expressou sua alegria: "Estou muito feliz porque ganhei o primeiro lugar no concurso estadual do MPT. Realizei meu sonho de ganhar um celular. Obrigado a todos do MPT por realizar o meu sonho."

No decorrer do evento, o MPT-ES também prestou uma homenagem ao procurador do Trabalho, Marcos Mauro Rodrigues Buzato, em reconhecimento aos seus mais de 10 anos como titular da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância).

Projeto

Os participantes do projeto "MPT na Escola" foram divididos em três grupos, abrangendo alunos do 4º e 5º anos (grupo 1), 6º e 7º anos (grupo 2), e 8º e 9º anos (grupo 3) do ensino fundamental. Cada grupo produziu trabalhos criativos relacionados a temas como trabalho infantil, aprendizagem profissional/profissionalização de adolescentes e segurança e saúde nas escolas e no trabalho. Em 2023, foram premiadas obras nas categorias: conto, poesia, música e desenho.

O projeto é uma oportunidade única para conscientizar, educar e inspirar jovens e educadores a promover mudanças positivas na sociedade, alinhando-se com a missão do Ministério Público do Trabalho em criar um ambiente de trabalho justo e seguro para todos.

 

 

Créditos: Ascom MPT-ES

Publicado em: 10 de outubro de 2023. 

 

Imprimir