SEDH e Ministério Público do Trabalho estão unidos na inserção de Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho

O convênio foi assinado pela secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, e o procurador do Trabalho, Estanislau Tallon Bozi

A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) por meio da Gerência de Políticas para Pessoas com Deficiência, assinou esta semana convênio de cooperação técnica com o Ministério Público do Trabalho (MPT). O convênio prevê a realização de curso dirigido a gestores de empresas visando à inserção de Pessoas com Deficiência (PCDs) no mercado de trabalho. O curso será on-line, com 35 horas/aula e certificação pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (ESESP).

A união dos dois órgãos visa à formatação e à disponibilização de uma capacitação específica para empresas/empregadores orientando sobre a divulgação de vagas para pessoas com deficiência, acompanhamento/crescimento do empregado, como questões de acessibilidade ao espaço e a integração deste público às equipes de trabalho.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, explica que esta formação integra o Projeto AcessibilidadES do Governo do Estado. “Com esta atividade nossa intenção é colaborar com as empresas no sentido de prepará-las para receber os PCDs estimulando e contribuindo para sua permanência no mercado de trabalho”.

“O convênio entre o MPT e o Governo do Estado, por meio da SEDH, para a criação do curso destinado à empregabilidade das pessoas com deficiência, é um marco significativo na promoção da inclusão no mercado de trabalho. Esta parceria reflete o compromisso mútuo em construir oportunidades e eliminar barreiras, garantindo a igualdade de direitos laborais para todos”, enfatizou o procurador-chefe do MPT-ES, Estanislau Tallon Bozi .

Tanto a SEDH quanto o Ministério Público do Trabalho (MPT/ES) vão indicar professores para ministrarem as aulas. O MPT contribuirá fortemente no diálogo com as empresas estimulando-as a participarem.

Metas

A meta é realizar duas edições da formação para empresas e empregadores durante o ano. Para isto a equipe da SEDH junto com MPT/ES estará em debate com as entidades representativas da população com deficiência para formatação de conteúdo que atenda as especificidades de cada tipo de deficiência.

As aulas serão expositivas e contarão com professores formadores como também com a presença de pessoas com deficiência inseridas no mercado de trabalho.

Confira:

 

 

 

Créditos: Texto da Assessoria de Comunicação da SEDH

 

Publicado em 14/11/2023

Imprimir