Exibição de documentário promovida pelo MPT-ES e TRT-17 propõe conscientização sobre trabalho escravo

Reflexões sobre o trabalho escravo no Brasil foi o que provocou a exibição do filme Servidão, em sessão especial, na última sexta-feira (1º/3), num cinema em Vitória. A divulgação do documentário para um público formado principalmente por magistrados e servidores da Justiça do Trabalho, procuradores e auditores-fiscais do Trabalho foi possível graças a uma parceria com o Programa Trabalho Seguro, o Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (ES) e o Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES). 

Após a apresentação, a plateia, que lotou o cinema, pôde conversar com o diretor do filme, Renato Barbieri, e com o lavrador Marinaldo Soares Santos, resgatado três vezes de trabalho escravo em fazendas no Pará e no Maranhão. O maranhense é um dos trabalhadores entrevistados no documentário, que traz depoimentos contundentes de ex-escravizados, historiadores e abolicionistas sobre a escravidão contemporânea.

Marinaldo disse que, após todo o sofrimento, passou a ter maior consciência sobre a situação degradante a que foi submetido, assim como milhares de outros trabalhadores, e começou a atuar como abolicionista. Ao lado do diretor, tem viajado para divulgar o documentário e conversado com plateias em várias cidades do Brasil, provocando reflexões. 

A juíza Germana de Morelo, gestora regional do Programa Trabalho Seguro, ressaltou a importância da divulgação, por meio do cinema, por exemplo, para que cada vez mais pessoas e instituições possam se engajar na luta abolicionista. 

Créditos: CCom do trt-17ª Região

Publicado em: 5 de Março de 2024

Confira alguns momentos:

 

 

Imprimir