Cadastro Unificado de Dados das Pessoas com Deficiência (Cadef) é lançado hoje (14)
O MPT-ES, o Prodest e a Setades se uniram para o desenvolvimento dessa plataforma de inclusão
O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES), Estanislau Tallon Bozi, a procuradora do Trabalho Fernanda Barreto Naves e o assessor de Relações Públicas, Wendell Luís Táboas, compareceram ao Palácio Anchieta na manhã de hoje (14), para o lançamento do Cadastro Unificado de Dados das Pessoas com Deficiência do Estado do Espírito Santo (Cadef).
Na reunião, foram discutidas diversas ações voltadas para pessoas com deficiência, com destaque para o lançamento do novo site do Cadef. A apresentação da implementação do cadastro ficou por conta do subsecretário de Estado do Trabalho, Emprego e Geração de Renda Carlos Casteglione. Já o representante da PRT17, Estanislau Bozi, perante o governador e os demais presentes, fez uma saudação, e a procuradora Fernanda Naves fez uma fala destacando a necessidade da implementação de políticas públicas efetivas para concretizar os direitos fundamentais das pessoas com deficiência, em especial, o direito ao trabalho. Ressaltou, ainda, a importância do Cadef e o pioneirismo do Espírito Santo na temática. Por fim, incentivou o engajamento das entidades na divulgação do projeto.
"O Ministério Público do Trabalho vai fazer a parte junto às empresas. Vamos fazer com que tragam a possibilidade de empregabilidade. Lembrando: emprego não é apenas subsistência. Emprego é inclusão, é cidadania!", ressaltou Fernanda Naves.
Cadef
A iniciativa foi originalmente concebida pelo MPT-ES, em 2018, mas desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), em parceria com a Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) e a instituição ministerial.
A Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) da Procuradoria Regional do Trabalho (PRT) da 17ª Região vem atuando em todas as fases da construção do Cadef, desde a sua concepção, especificação de requisitos e desenvolvimento da solução, participando ativamente das reuniões junto ao Prodest para validação dos módulos do sistema entregues pela fábrica de software terceirizada responsável pela efetiva implementação da solução.
O Cadef integrará, em uma única plataforma, todos os dados de pessoas com deficiência do Espírito Santo. Assim, será possível fazer um mapeamento, direcionar políticas públicas e permitir que o cidadão tenha acesso aos serviços especializados gratuitos e a vagas de emprego, por exemplo.
Para conhecer e se cadastrar no Cadef, faça o login no site: https://acessocidadao.es.gov.br e, posteriormente, acesse o site cadef.es.gov.br.
Confira alguns momentos:
Créditos:
Ascom MPT-ES (texto)
Comunicação do Governo do ES e RP MPT-ES (fotos)
Publicado em: 14 de março de 2024.