Gold e MPT-ES ofertam curso de cuidador de idosos para pessoas trans e travestis
As inscrições poderão ser realizadas, de forma on-line, até o dia 16 de abril
O projeto Qualifica Trans, promovido pela Associação Grupo Orgulho Liberdade e Dignidade (Gold) em parceria com o Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES), está com inscrições abertas para o curso profissionalizante de cuidador de idosos exclusivo para pessoas transexuais e travestis residentes na Grande Vitória.
Ao todo, serão ofertadas 20 vagas. A capacitação terá carga horária de 160h e será ministrada no período noturno, no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Vitória, com aulas em três dias da semana: terça, quarta e quinta-feira.
Os participantes do curso terão direito a passagem, lanche, material de estudos e uma bolsa mensal no valor de R$ 149,00. As inscrições poderão ser realizadas por intermédio do link: Qualifica Trans - Inscrições.
Interessados sem acesso à internet ou com dificuldades para preencher os dados podem comparecer, pessoalmente, à sede da Gold, a partir das 14h, localizada na Av. Pres. Florentino Avidos, nº 502, sala 202, Centro, Vitória.
Acordo de cooperação técnica e reversão do MPT
O QualificaTrans vai ao encontro dos objetivos do Projeto Estratégico Nacional Empregabilidade LGBTQIPN+, executado no âmbito da Coordenadoria de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade).
Segundo a procuradora do Trabalho, Fernanda Barreto Naves, a Associação Gold firmou um acordo de cooperação técnica com o MPT com o objetivo de promover os direitos fundamentais dessa comunidade, em especial, garantir a dignidade e cidadania das pessoas que se encontram em situação maior de vulnerabilidade social, tais como as pessoas trans e travestis e as pessoas em situação de rua.
“O Qualifica Trans é exatamente o resultado de uma reversão de recursos do Ministério Público do Trabalho e busca, por meio da qualificação, trazer uma efetiva inserção deste grupo no mercado formal de trabalho”, esclareceu a vice-titular nacional da Coordigualdade.
Para a coordenadora da Gold, Deborah Sabará, o Ministério Público está oferecendo uma ajuda pontual que, além de transformar a vida da pessoa trans, pode mudar o olhar de tantas empresas e pessoas para a contratação e formação de pessoas trans.
Dados
Para garantir a própria sobrevivência, uma grande parte dessa população acaba tendo que recorrer ao mercado informal de trabalho, inclusive a prostituição.
De acordo com a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), estima-se que “90% da população de travestis e mulheres transexuais utilizam a prostituição como fonte primária de renda”. O baixo nível de escolaridade também representa um obstáculo significativo para a entrada desse grupo no mercado de trabalho formal.
Dentro da sigla LGBT, “as pessoas trans são as mais afetadas. Desde as relações familiares, comunitárias, com falta de escolarização, trabalho e renda. Então, esse curso específico para as pessoas trans vem buscar mitigar essa violência histórica que existe contra a população trans”, informou a representante da Associação, Deborah Sabará.
RESUMO
Curso: Cuidador de idosos
Período de inscrições: até 16/4
Local para inscrição: formulário Qualifica Trans - Inscrições ou no QR Code abaixo
Benefícios: passagem, lanche, material de estudos e uma bolsa mensal no valor de R$ 149,00
Oferta: 20 vagas para residentes da Grande Vitória
Encontro com as pessoas inscritas: 18/4
Resultado final das pessoas selecionadas: 24/4
Aula Inaugural: 2/5
Endereço da Associação Gold: Av. Pres. Florentino Avidos, 502 - Sala 202 - Centro, Vitória - ES, 29010-240. Horário de atendimento:13h às 18h