Exposição Transeuntes: um convite a olhar pelos olhos do outro
Em clima de alegria e emoção, foi inaugurada, nesta quarta-feira (10), a mostra de fotografias dos alunos da Oficina Transeuntes. As fotos foram produzidas ao longo dos seis encontros do projeto, realizados no TRT-17 e na sede do Instituto Gold. Uma galeria lotada recebeu os artistas, seus familiares e amigos, magistradas e magistrados do Tribunal, servidoras e servidores e representantes do MPT-ES.
As fotografias ocupam a galeria localizada no 5º andar do Edifício Fórum, ao lado do Cejusc. Ao visitar a mostra, a presidente do TRT-17, desembargadora Daniele Corrêa Santa Catarina, parabenizou os expositores e as pessoas envolvidas no projeto. "Ver as perspectivas únicas e as histórias retratadas nas fotografias reforça a importância de abrir espaços que valorizem a diversidade”, disse a magistrada.
Importância de ocupar espaços
Na solenidade de abertura, a presidente do Comitê de Enfrentamento ao Assédio Moral, Assédio Sexual e Discriminação do TRT-17, juíza Suzane Schulz Ribeiro, falou sobre a alegria em receber a exposição e disse que a diversidade é bem-vinda no Regional.
“A exposição está lindíssima e é uma grande alegria ver que nosso Tribunal abriu esse espaço para a diversidade, para receber essas fotos. Que todas, todos e todes saibam que esse espaço é público e deve ser ocupado. Esse espaço pertence a todos que estão aqui.”
Dores e alegrias retratadas
Antes de iniciar sua fala, o fotógrafo e professor da oficina, Virgílio Libardi, pediu um abraço coletivo aos participantes da oficina e parabenizou cada um pela coragem de mostrar seu olhar, sua visão de mundo e sua intimidade.
“A fotografia não precisa ser complexa. Às vezes, passam despercebidas a dor e a alegria transmitidas pela imagem. Deixo aqui um convite à reflexão: vejam a exposição com um outro olhar.”
Mostrar seu mundo por seus próprios olhos
Para o aluno e participante da exposição Fernando Queiroz, tanto a oficina quanto a exposição dão voz a novas perspectivas sobre a fotografia e, principalmente, sobre os corpos trans.
“Achei o projeto incrível, uma iniciativa maravilhosa! Vejo muito trabalhos sobre pessoas trans, sobre vivências de pessoas trans, realizados por pessoas cisgênero*. E esse projeto dá voz à nossa própria história, abrindo novas perspectivas”, disse Fernando.
*(Cisgênero é a pessoa que se identifica com seu sexo biológico de nascimento, masculino ou feminino)
A mostra conta com os trabalhos dos seguintes alunos/fotógrafos:
Agner Campos
Alice Fontoura
Bruno
Carlos Eduardo Medeiros de Melo (Kadu)
Leandro
Letícia Lage
Lia
Pablo Vieira
Paola Santiago
Pedro
Pierre Guaraci da Silva Queiroz
Vinícius Abelardo
João Porto, professor da Ufes e tutor do PET Licenciaturas.
Serviço
Exposição Fotográfica “Transeuntes”
Data e horário: 10 a 27 de julho de 2024, das 12h às 19h
Local: Av. Nossa Sra. dos Navegantes, 1245 - 5º Andar do Edifício Fórum, Enseada do Suá, Vitória - ES
Confira alguns momentos:
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (ES)
Coordenadoria de Comunicação Social e Cerimonial (CCOM) - ccom@trtes.jus.br
Texto: Francine Costa e Henrique Tuler, estagiário sob a supervisão da CCOM / Fotos: Henrique Tuler
Publicado: 12/07/2024.