MPT na Escola disponibiliza links de inscrição para etapa estadual
Atenção, escolas! Entre os dias 5 e 16 de agosto terá início a 13ª etapa do Prêmio MPT nas Escola 2024 – “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”. A novidade é que, nesta fase, as inscrições acontecerão por meio de links que serão disponibilizados no grupo de WhatsApp “MPT na Escola - ES”
Vale ressaltar que serão três links direcionados aos grupos que contam com temas distintos. O Grupo1: Trabalho infantil (alunos de 4º e 5º ano do ensino fundamental); o Grupo 2: Profissionalização do adolescente/aprendizagem profissional (alunos de 6º e 7º ano do ensino fundamental); e o Grupo 3: Segurança e saúde nas escolas e no trabalho (alunos de 8º e 9º ano do ensino fundamental).
A premiação consiste na seleção dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos das escolas públicas que participam do projeto. Os trabalhos são divididos em quatro categorias por grupo: conto, poesia, música e desenho.
Os três primeiros colocados em cada categoria do prêmio na etapa municipal serão inscritos na etapa seguinte, a estadual. E, caso os alunos sejam premiados nessa fase estadual, serão inscritos na nacional.
O Prêmio MPT na Escola tem por objetivo levar essas temáticas para a sociedade por intermédio da comunidade escolar, transformando os profissionais da educação em multiplicadores do conhecimento sobre esses assuntos. Por isso, visa à promoção de ações de conscientização e sensibilização dos envolvidos sobre os direitos da criança e do adolescente.
Resgate da Infância
O MPT na Escola integra o programa “Resgate a Infância”, promovido pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente do MPT. A iniciativa busca conscientizar a comunidade escolar e a sociedade em geral sobre os direitos da criança e do adolescente. O projeto visa estabelecer parcerias entre o MPT e as Secretarias Municipais e Estadual de Educação para incluir temas relativos ao Estatuto da Criança e do Adolescente na proposta pedagógica e no currículo das escolas de ensino fundamental.
Por meio desse tipo de ação, busca-se o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos e das políticas de erradicação do trabalho infantil, rompendo as barreiras culturais que dificultam a efetivação dos direitos da criança e do adolescente.
Créditos:
Texto - Alcione Coutinho
Ministério público do Trabalho no Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
(27) 2125-4522 / 99241-3186
Publicado em: 30/07/2024