Escolas de Vila Velha realizam atividades para erradicar o trabalho infantil

A partir desta quarta-feira (22), cerca de 13 mil alunos de quinze escolas públicas de Vila Velha estarão envolvidos nos trabalhos elaborados em decorrência da ação promocional nº 000421.2011.17.000/0, para prevenir e combater o trabalho infantil. Algumas turmas foram selecionadas para o desenvolvimento de atividades culturais, tais como teatro, sarau, apresentação musical, coral, e exposição de murais e painéis. As apresentações irão acontecer até o dia 29 de maio.

Para a obtenção de resultados satisfatórios, os trabalhos não devem ficar apenas dentro dos colégios. Está sendo realizada uma parceria entre alunos, pais e comunidade em geral, a fim de assegurar às crianças e aos adolescentes um espaço de cidadania e proteção aos seus direitos.

Município na luta contra o trabalho infantil

Promo das feiras livres teve início a partir dos primeiros contatos com gestores, pedagogos e educadores durante a capacitação sobre Proteção do Trabalho do Adolescente e Erradicação do Trabalho Infantil, promovida no mês de fevereiro, em Vila Velha. Como multiplicadores de opinião, os profissionais da educação foram orientados a realizar ações para conscientizar crianças e adolescentes da região sobre o tema e informar os direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes. O evento buscou aprofundar os conhecimentos sobre a realidade do trabalho infantil e o aprimoramento de estratégias eficazes para combater a exploração e erradicar o trabalho de menores.

Com o intuito também de erradicar o trabalho de menores, está sendo realizada a ação “Feira Livre de Trabalho de Infantil” nas 23 feiras da cidade de Vila Velha. Ação promocional é uma parceria entre o MPT, o TRT, o Município de Vila Velha e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador. Assistentes sociais, equipes da abordagem da PMVV, psicólogos e outros profissionais de diversas áreas estão engajados na luta contra a exploração do trabalho infantil.

Abertura das apresentações

A primeira escola a se apresentar foi a Umef Professor Rubens José Vervloet Gomes, a Vila Olímpica, localizada no bairro Soteco, em Vila Velha. Os alunos encenaram a peça teatral sobre trabalho infantil e receberam cadernos do "MPT em quadrinhos". 

 

 

Imprimir