MPT/ES participa do lançamento do Movimento Maio Amarelo "Atenção pela Vida"
O Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT/ES) participou nesta segunda-feira, dia 04 de maio, do lançamento oficial do Movimento Maio Amarelo "Atenção pela Vida", no auditório do Palácio Municipal de Vitória.
O evento contou com a participação da procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho Ana Lúcia Coelho de Lima, do vice-prefeito de Vitória, Waguinho Ito, do tenente-coronel do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar Marcelo Luis Bermudes Rangel, além dos secretários municipais de Saúde, do Trânsito e da Segurança Urbana.
Na capital, as principais causas de acidentes e mortes no trânsito acontecem por excesso de velocidade, atitude imprudente do pedestre e direção perigosa do motociclista. No entanto, os óbitos nos acidentes de trânsito podem ser evitados, uma vez que não ocorrem em decorrência de uma doença. Segundo os dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), no ano passado, foram registrados nos cartórios da capital 77 óbitos por acidentes de trânsito, sendo que 17 ocorreram dentro do município.
O Movimento Maio Amarelo
O movimento quer alertar a população acerca do alto índice de mortes e feridos no trânsito no Brasil e no mundo. A campanha pretende atingir ciclistas, motociclistas, motoristas, passageiros, além de pedestres, principalmente, a população idosa.
Assim como houve o sucesso dos movimentos Outubro Rosa e Novembro Azul, que tratam dos temas câncer de mama e próstata, o movimento Maio Amarelo visa a mobilizar a sociedade e o Poder Público para debater as principais causas de acidentes de trânsito.
A situação é preocupante e tende a se agravar nos próximos anos. O Brasil está na quinta posição entre os países recordistas em mortes no trânsito. As previsões da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que a situação vai piorar em decorrência do aumento da frota, da falta de planejamento e do baixo investimento na segurança das vias públicas.
Cerca de três mil vidas são perdidas diariamente nas estradas e ruas e pode ser considerada a nona maior causa de mortes no mundo, segundo dados da OMS. Os acidentes de trânsito são o primeiro colocado por mortes na faixa etária de 15 a 29 anos; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Esses acidentes custam aproximadamente US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do Produto Interno Bruto (PIB) de cada país.
Conheça mais sobre o movimento no site http://maioamarelo.com/o-movimento/. Você também pode se cadastrar no site para integrar o grupo com mais de 28 mil apoiadores desta ideia.
Assista aos dois filmes publicitários produzidos pelo movimento no ano de 2015 nos links: https://youtu.be/DOo33IYxxQ8 e https://youtu.be/3_vi2ml_uLs.