Alunos de escolas públicas de Vila Velha fazem apresentações para a erradicação do trabalho infantil

Ações para combater o trabalho infantil foram organizadas em 14 escolas do Município de Vila Velha durante os meses de abril e maio. Cerca de 13 mil alunos estiveram envolvidos direta ou indiretamente. Eles participaram dos eventos e apresentaram atividades culturais, tais como teatro, exposição de murais e painéis, apresentação musical e coral. Os trabalhos foram elaborados em decorrência da ação promocional nº 000421.2011.17.000/0, para prevenir e combater o trabalho infantil.

 

Antes das apresentações, os educadores de cada escola participaram de duas capacitações que foram realizadas pelo Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES), com o intuito de instrui-los sobre o que é o órgão e quais as suas atuações, além de como o MPT faz para combater o trabalho de menores.

Os alunos mostraram bastante criatividade nas apresentações e exposições. Os trabalhos foram diversificados, pois houve elaboração de documentário, dança, paródias, arte, além de jogo de perguntas e respostas sobre os mitos e as verdades do trabalho infantil. Eles, inclusive, puderam testar um jogo digital de combate ao trabalho precoce. O game foi capaz de entreter e levar conhecimento sobre o tema, de forma lúdica e pedagógica.

As escolas participantes foram: UMEF Vila Olímpica, UMEF Professor Darcy Ribeiro, UMEF Professor Lorenzutti, UMEF Paulo Mares Guia, Escola Adolfina Zamprogno, UMEF Naydes Brandão, UMEF Leonel de Moura Brizola, UMEF Senador João de Medeiros Calmon, UMEF Professor Thelmo Torres, UMEF Alger Ribeiro, UMEF Paulo César Vinha, UMEF Gil Bernardes, UMEF Reverendo Antonio da Silva Cosmo (Escola Parque) e UMEF Governador Christiano Dias Lopes Filho. Ao final de cada evento, os alunos receberam um caderno ilustrativo do “MPT em Quadrinhos”.

Leia uma paródia dos alunos da UMEF Gil Bernardes, localizada no bairro Alvorada:

LIBERDADE

"Ouvi dizer do trabalho infantil

E de que com ele você perde a infância

O PETI está estruturando estratégias

Em cinco eixos de atuação e obtendo informação

Me livrou do ruim e me deu uma lição

O dia doze está chegando

E a liberdade vem entrando

Para te oportunizar o aprendizado

Mostrar que a escravidão chegou ao fim

Ao trabalho infantil que digo não

O trabalho infantil é algo real

Não é brincadeira

Vamos erradicar

O dia doze está chegando

E a liberdade vem entrando

Para te oportunizar o aprendizado

E você compreender e assim realizar seus sonhos

Lutar pelo o que quer

E crescer

Quando o trabalho infantil acabar,

Estarei lá

Batalhando até o fim da vida

Para nunca mais voltar"


E confira algumas fotos:

 

 

 

Imprimir