Escravidão contemporânea é tema de reportagem em programa de TV

A escravidão foi abolida em 1888, mas a realidade de muitas pessoas em pleno século XXI é parecida com os escravos dessa época. Entre a miséria e a subsistência, boa parte da população ainda vive em situações de submissão e trabalhos forçados. No último domingo (21), o programa Fantástico, exibido na Rede Globo, apresentou uma matéria cuja história tratava da auditora fiscal Marinalva Dantas, que lutou durante 10 anos pela liberdade de escravos ao redor do País.

A auditora conseguiu tornar livres 2.354 pessoas e chefiou um grupo que já livrou 50 mil brasileiros da escravidão contemporânea. O artigo 149 do Código Penal enquadra como crime de redução a condições análogas às de escravo: o trabalho forçado e degradante, as jornadas exaustivas e as condições precárias de higiene, saúde, segurança e alimentação.

Com a proposta de trazer esse tema de uma forma lúdica, a edição 12 da série “MPT em Quadrinhos” fala exatamente do Trabalho Escravo Contemporâneo, que acontece tanto em zona rural quanto nos grandes centros urbanos. Na revista, é possível entender que a maioria das pessoas nessa situação são homens que vêm de regiões humildes e não possuem ensino fundamental.

Quem deseja assistir à reportagem basta clicar aqui. A edição 12 da série “MPT em Quadrinhos” já está disponível para download, versão em PDF e em flip no endereço http://www.mptemquadrinhos.com.br/.

Estatísticas

Segundo último relatório referente a 2014 feito pela Fundação Walk Free, uma das organizações que abraçam a causa, cerca de 155,3 mil pessoas vivem em situação análoga à escravidão.

Imprimir