Estanislau Tallon Bozi é empossado como novo procurador-chefe do MPT-ES
Na tarde da última sexta-feira, dia 06 de novembro, o novo procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES), Estanislau Tallon Bozi, tomou posse no cargo, no auditório da Procuradoria Regional do Trabalho da 17ª Região, em Vitória. O mandato vai durar dois anos.
A solenidade contou com a presença da vice procuradora-geral do Trabalho, Cristina Aparecida Ribeiro Brasiliano; do procurador-chefe do Ministério Público Federal no Estado, Júlio César de Castilhos Oliveira Costa; do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região, o desembargador José Carlos Rizk; do deputado federal, Lelo Coimbra; do vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho, Ângelo Fabiano Farias da Costa; além de outras autoridades.
Durante o discurso, o vice-presidente da ANPT comentou que PRT-17ª apresenta um histórico de luta em defesa dos direitos trabalhistas da ordem jurídica e pela promoção dos direitos sociais trabalhistas, apresar dos obstáculos enfrentados. “As dificuldades de estrutura e pessoal, hoje bem menores do que no passado, nunca foram empecilho para que os procuradores do Trabalho da PRT-17ª desempenhassem com zelo, competência, responsabilidade e eficiência as suas funções e prestassem serviços de excelência aos capixabas. Posso assegurar que os procuradores desta região sempre foram proativos e com ações inovadores”, afirmou.
O deputado federal Lelo Coimbra desejou sucesso ao novo procurador-chefe. “Que esse mandado do doutor Estanislau seja de absoluta riqueza e de grande empenho que sabemos que ele tem, e de grande solidariedade e parceria com todos os funcionários e órgãos, contribuindo com o fortalecimento do trabalho na sociedade”, expressou o político.
Já o presidente do TRT-ES, José Carlos Rizk, recordou a história do MPT-ES. De acordo com o magistrado, “é uma imensa satisfação em dizer que a história da PRT-17ª é uma história bonita, escrita aqui no ES, uma história de postura republicana, de respeito aos direitos sociais. A instituição continuará escrevendo essa história altamente em defesa da classe trabalhadora, dos direitos sociais e, acima de tudo, com uma postura que honra e dignifica toda a procuradoria no país”.
A procuradora-chefe da gestão anterior, Ana Lúcia Coelho de Lima, declarou o orgulho de ter permanecido à frente da Regional desde 2011. Ela citou algumas obras realizadas em seus dois mandatos e agradeceu toda a equipe de servidores e membros que contribuíram para que todos os trabalhos fossem concretizados. “Afirmo que o trabalho de gestor foi cumprido com o máximo de esforço, dedicação e sacrifício”, relatou. Ao final do seu discurso, a procuradora recebeu uma homenagem pela excelência dos serviços prestados durante a sua gestão.
O procurador-chefe do MPF-ES, Júlio César de Castilhos Oliveira Costa, pediu mais aproximação entre os órgãos e os cidadãos: “espero que a jornada do novo procurador-chefe traga mais frutos, mais do que nós temos até agora. E que possamos cada vez mais nos unirmos em prol de uma sociedade melhor”.
Para encerrar a solenidade, a vice procuradora-geral do Trabalho, Cristina Aparecida Ribeiro Brasiliano, pediu ao novo gestor: entusiasmo, destemor, abnegação, senso de humanidade, com coragem e virtudes que são inerentes a um cargo tão relevante, tendo em vista que o mais importante, a confiança, já lhe foi depositada para exercer esse compromisso democrático.
Nova gestão
Estanislau Tallon Bozi pretende dar continuidade à gestão anterior. “Vou realizar a ampliação dos projetos geridos em nossa Procuradoria Regional do Trabalho, tais como o PCD Legal e o MPT em Quadrinhos, além de promover o desenvolvimento de outros projetos de interesse institucional e relevância para a sociedade”, disse em seu discurso.
Ele também pretende buscar o estreitamento de relações e parcerias com a Procuradoria-Geral do Trabalho, as outras Procuradorias Regionais do Trabalho, as coordenadorias nacionais e a Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho. Além de disso, o membro propõe atuação conjunta com os demais ramos do Ministério Público: Estadual, Federal e de Contas e integração com os demais órgãos da Administração Pública em território capixaba, de modo a permitir a consecução das prioridades e missão institucionais.
Currículo
EstanislauTallon Bozi nasceu em Muniz Freire-es, em 1967.Tornou-se bacharel em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo, em 1993. Ele é especialista em direito do Trabalho e processo do Trabalho pelo Instituto de Ensino Superior Professor Nélson Abel de Almeida.
O procurador também é mestre em Direitos e Garantias Constitucionais Fundamentais pelas Faculdades de Vitória, formado em 2006. Ele membro do MPT desde 1998 e professor de ensino superior, desde 1994. Atualmente leciona em cursos de pós-graduação.
Confira outros momentos:
Crédito das fotos: Ana Luísa Ignácio da Silva