Palestra no MPT/ES explica as causas e os tratamentos da incontinência urinária

Nesta quinta-feira (12/11), o Ministério Público do Trabalho do Espírito Santo (MPT/ES) recebeu as fisioterapeutas Ana Carolina Amorim, Ellen Setimi e Priscila Alves Gomes, da clínica Fisiopelv, para falar sobre a incontinência urinária.

As palestrantes explicaram o que é a patologia, as causas e os tratamentos. A incontinência urinária é a perda involuntária de urina, distúrbio que acomete todos os sexos e idades, sendo em maior quantidade no sexo feminino. Entre os tratamentos citados na palestra estão as formas de reforçar a musculatura do assoalho pélvico para acabar com o problema. Eletroterapia, biofeedback, cones vaginais e cinesioterapia são alguns dos tipos.

De acordo com Ana Carolina Amorim, especialista no assunto, o tema ainda é um tabu na sociedade. “Uma leve perda de urina, mesmo que uma gota, já é incontinência urinária. É um distúrbio que afeta a qualidade de vida das pessoas e pode gerar muitos constrangimentos. Porém, é necessário entender que existe tratamento para isso”, afirmou.

Incontinência fecal

Outra patologia comentada na palestra foi a incontinência fecal, que é a incapacidade de controlar a eliminação das fezes, podendo variar de perdas ligeiras de gases a perdas severas de fezes líquidas ou sólidas.

Confira as fotos!

 

Imprimir