Distribuição de água em Colatina
O Ministério Público do Trabalho (MPT/ES), o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) e o Ministério Público Federal (MPF/ES) esclarecem que a responsabilidade pela distribuição de água potável, conforme previsão no Termo de Compromisso Socioambiental (TCSA) preliminar e emergencial, é da empresa Samarco Mineração.
Os fatos ocorridos em Colatina, decorrentes da desorganização na distribuição e fornecimento de água, são objeto de investigação por parte do Ministério Público que poderá ensejar novas medidas.
Após reunião de representantes dos três órgãos ministeriais nesta sexta-feira (20/11), foi encaminhada uma notificação recomendatória ao prefeito de Colatina para que providencie imediatamente tantos postos de distribuição quantos forem necessários para que cenas como as registradas na tarde/noite de quinta-feira (19/11) não se repitam.
O Ministério Público adianta que ainda na quinta-feira (19/11) foram solicitados 100 pontos de distribuição de água potável na cidade de Colatina. Apesar disso, constatou-se apenas 16 pontos. Assim, nesta sexta-feira (20/11), por conta dessa constatação, foi expedida notificação recomendatória ao prefeito de Colatina para promover essa adequação.
Também foi encaminhado nesta sexta-feira (20/11) ofício ao Secretário de Segurança Pública do Estado do Espírito Santo com solicitação para deslocar policiais militares para garantir a segurança na distribuição de água mineral no município de Colatina.