Estudantes da rede pública de São Mateus recebem prêmio em concurso do projeto “MPT na Escola”
Os 30 ganhadores foram contemplados com uma bicicleta após seleção das melhores tarefas escolares sobre o tema trabalho infantil
Educação, arte e conscientização no combate à exploração do trabalho de crianças e adolescentes. Na semana passada, no dia 7/10, o Ministério Público Trabalho no Espírito Santo premiou 30 alunos da rede pública de ensino de São Mateus com uma bicicleta. O concurso abordou a temática trabalho infantil e consistiu na seleção e premiação das melhores tarefas escolares dos estudantes do 1º ao 9º ano.
Essa iniciativa decorre do projeto “MPT na Escola”, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, envolvendo a participação de mais de 60 escolas, localizadas nas zonas rural e urbana de São Mateus. O concurso recebeu acima de sete mil trabalhos inscritos, divididos em seis categorias artísticas: desenho/pintura, frase, história em quadrinhos, poema e memórias literárias.
O procurador do Trabalho Eduardo Maia Tenório de Cunha foi o responsável pela articulação do concurso com a Prefeitura de São Mateus. De acordo com o membro, os recursos para a aquisição dos prêmios foram provenientes de multas e ações judiciais e extrajudiciais por descumprimento de Termos de Ajustamento de Conduta.
O projeto
O “MPT na Escola” visa inserir na grade escolar a discussão acerca do trabalho ilegal de crianças e adolescentes, a partir da capacitação e sensibilização de professores, coordenadores e demais profissionais do ensino fundamental. O objetivo é torná-los multiplicadores no processo de conscientização de estudantes, da comunidade escolar e da sociedade em geral, com o propósito de combater e erradicar o trabalho infantil e proteger o trabalhador adolescente.
Confira a matéria do Jornal Tribuna do Cricaré sobre a entrega das bicicletas aos ganhadores do concurso.