Uso de EPIs e EPCs é o tema abordado pela nova revista da série MPT em Quadrinhos
O uso de Equipamentos de Proteção Individuais e Coletivos (EPIs e EPCs) na construção civil é imprescindível e obrigatório por lei. Entretanto, muitos trabalhadores têm pouco conhecimento sobre seus direitos e se expõem à situações de risco diariamente. Este é o tema abordado na nova edição da série “MPT em Quadrinhos”.
Pedro está empolgado com o primeiro dia de trabalho como técnico de segurança de uma obra, entretanto, ao chegar é levado diretamente ao escritório. Achando estranho a atitude do patrão e o fato de não terem lhe mostrado o lugar, resolve ir explorar e se depara com uma situação completamente diferente do que havia imaginado.
Vale a pena a leitura!
Dados
Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), as doenças profissionais causam aproximadamente dois milhões de mortes por ano. De acordo com os dados da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), disponibilizados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em 2013, no Estado do Espírito Santo foram registrados11.259 acidentes e 82 óbitos. E em 2014, foram registrados 13.087 acidentes e 94 óbitos.
Esses dados não correspondem integralmente à realidade. Quando o acidentado vai parar no hospital, muitas vezes em sua ficha não ocorre o registro como acidente de trabalho. Se os registros forem feitos corretamente, o número de acidentes e óbitos serão ainda maiores. Além disso, a CAT é de extrema relevância, tendo em vista que apenas após essa comunicação que o trabalhador (segurado) poderá receber o benefício acidentário previdenciário.
Assista ao vídeo “Negligentes Anônimos”, parte de uma das diversas campanhas do MPT para conscientizar a população sobre o assunto:
https://www.youtube.com/watch?v=7zDf3Y_D22E
Sobre a série
A série “MPT em Quadrinhos” foi elaborada pelo Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES) e já conta com 29 edições que abordam diversos temas: trabalho infantil, segurança no trabalho, assédio moral, assédio sexual, direitos do trabalhador e muitos outros. Todas as edições estão disponíveis no site www.mptemquadrinhos.com.br