Senai oferece cursos profissionalizantes gratuitos para trabalhadores desempregados

Os trabalhadores em situação de desemprego terão a oportunidade de participar de cinco cursos gratuitos de qualificação profissional, a partir do mês de julho, para atuar no setor industrial. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) disponibilizou 100 vagas, nas unidades de Serra, Vitória e Velha, com o intuito de ampliar as chances de empregabilidade frente ao mercado de trabalho capixaba.

Essa iniciativa é proveniente de uma demanda do Sindicato da Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Espírito Santo (Sindifer) ao Senai, frente a tratativas definidas em mediação do Sindicato no Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES), com o propósito de reinserir no mercado de trabalho elevado número de trabalhadores locais que se encontram desempregados e sem perspectiva de contratação.

Segundo o procurador Regional do Trabalho João Hilário Valentim, responsável pela mediação, “o objetivo é minimizar os problemas decorrentes da crise econômica e seus reflexos, como o desemprego; há um esforço de todos os participantes no sentido de identificar as empresas que pretendem admitir trabalhadores e estimulá-las, preferencialmente, a contratarem mão de obra da Grande Vitória, assim como de oferecer aos trabalhadores cursos profissionalizantes, que possam melhor qualificá-los para o mercado de trabalho, tanto nas suas profissões, quanto para outras atividades e profissões. Além disso, outras questões são discutidas, como o estímulo à contratação de trabalhadores locais”.

As vagas ofertadas foram destinadas aos cursos de Soldagem de Estruturas e Tubulação no Processo Mig Mag (20 vagas), Caldeiraria (20 vagas), Torneiro Mecânico (20 vagas), Mecânica de Manutenção (20 vagas) e Instalação Hidráulica (20 vagas). Os cursos terão duração variada, entre 160 e 380 horas/aulas e serão ministrados nos períodos matutino e noturno.

Esforço conjunto

Participam desses esforços diversas entidades, representantes de trabalhadores e empresas, como também do poder público, tais como a Federação e o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Fetraconmag/Sintraconst), a Federação e o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado do Espírito Santo (Findes/Sindifer), o Senai em atendimento ao Sindifer, os Municípios de Serra, Cariacica e Vitória, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Geração de Renda do Estado do Espírito Santo, além de várias empresas, como a Vale, a ArcelorMittal, a ECO101.

 

Imprimir