MPT-ES participa da abertura da 8º edição da Semana da Justiça Pela Paz em Casa
O “ônibus rosa” ficará em frente ao Fórum da Prainha, Vila Velha, até o dia 25 deste mês
O Tribunal de Justiça do Espírito Santo realizou, na manhã dessa sexta-feira, 21 de agosto, a solenidade de abertura da 8º edição da Semana da Justiça Pela Paz em Casa e contou com a presença do Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho no Estado Espírito Santo, Estanislau Tallon Bozi. A campanha, realizada em todo o País, tem o objetivo de promover a paz nos lares capixabas por meio de ações concretas de combate à violência doméstica.
No Estado, a semana será celebrada através da atuação do “ônibus rosa” do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha, que do dia 22 ao dia 25 deste mês, realizará atendimentos às mulheres vítimas de violência doméstica, das 9h às 17h, na Praça Otávio Araújo, em frente ao Fórum da Prainha, em Vila Velha.
O “ônibus rosa” irá oferecer serviço de atendimento com assistente social e psicólogo, orientação jurídica, confecção de boletim de ocorrência e concessão de medida protetiva às vítimas de violência.
A ação também busca divulgar a Lei Maria da Penha e os direitos das mulheres, através da distribuição de material informativo, com a finalidade de conscientizar a população em geral.
A abertura do evento foi realizada em frente ao TJES, e contou com a presença do Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Annibal de Rezende Lima, que destacou a importância da campanha:
“A abertura da 8º Semana da Justiça pela Paz em Casa representa uma contribuição relevante que o Poder Judiciário Estadual presta ao aprimoramento das relações sociais, principalmente dos vínculos familiares. Estou seguro de que, com iniciativas como esta, a Justiça Brasileira credencia-se ao reconhecimento da sociedade brasileira, principalmente dos grupos envolvidos com as boas práticas no âmbito familiar”.
Também estiveram presentes a Desembargadora Janete Vargas Simões e o Desembargador Fernando Zardini Antonio, Supervisor das Varas de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher que, sobre o evento, afirmou se tratar de uma “demonstração de que existe um compromisso objetivo no combate a este mal que assola não apenas o País, como o Estado do Espírito Santo em particular”.
O evento foi organizado pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, cuja Coordenadora, a Juíza de Direito Hermínia Maria Silveira Azoury, destacou a relevância dos vários convênios assinados na ocasião.
Foram celebrados protocolos de intenção entre o Tribunal de Justiça e o Ministério Público do Trabalho, a Defensoria Pública e a Polícia Civil, a Universidade Federal do Espírito Santo, o Instituto Nacional de Tecnologia Preventiva, e a empresa Arcelor Mittal Tubarão.
A cerimônia contou ainda com a presença da Deputada Luzia Toledo e da Senadora Rose de Freitas, que emocionada destacou a importância do evento:
“Qual é o sentimento de uma mãe de ver sua filha agredida? Isso é uma coisa que entra na alma da mãe e não sai. E não pode ser um fato desconhecido das pessoas. Elas têm que participar, elas têm que lutar, elas têm que estimular essa caminhada de combate à violência. Então eu fico feliz que um órgão tão importante como o Tribunal de Justiça esteja junto, agarrado nessa luta que requer muita força, muita coragem e determinação”, disse a senadora.
Também compuseram a mesa de honra, o Secretário de Estado da Justiça, Walace Tarcísio Pontes, o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Estado, Desembargador do Trabalho Mário Ribeiro Cantarino Neto.
Crédito: Assessoria de Comunicação do TJ-ES (texto com alterações).
Fotos: Assessoria de Comunicação do MPT-ES.