Dia Nacional do Conselheiro Tutelar é comemorado em 18 de novembro

A comemoração do Dia Nacional do Conselheiro Tutelar é realizada em 18 de novembro. O Brasil possui cerca de 30 mil conselheiros tutelares. No estado do Espírito Santo, existem 90 Conselhos espalhados em 78 municípios, segundo a Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH).  Os profissionais atuam no recebimento de denúncias sobre trabalho infantil, violência sexual e outras formas de violação de direitos. Da mesma forma, eles mantêm a cooperação com a secretarias, departamentos e programas de sua Prefeitura em relação ao bem-estar de crianças e adolescentes.

Como maneira de auxiliá-los em suas atuações, o Ministério Público do Trabalho (MPT) está realizando, em todo o território nacional, o curso “Conselheiros Tutelares: importantes atores no combate ao trabalho infantil”. As aulas são destinadas aos conselheiros, com intuito de capacitá-los, ainda mais, ampliando o debate acerca de diversos assuntos, tais como:  de que maneira os prejuízos do trabalho infantil afetam a criança; como atuar quando for flagrado casos dessa prática; informar sobre o mundo do trabalho precoce; entre outros.

Para compreensão das redes de proteção, o MPT-ES possui série “MPT em Quadrinhos”. Na revista n°15, “Trabalho Infantil: Rede de Proteção”, por exemplo, há explicações sobre como elas funcionam. Na história, o personagem fala da atuação das redes – como assistência financeira às famílias, construção de escolas em tempo integral, remoção das crianças e adolescentes. Com isso, de modo lúdico, a revista auxilia na difusão da importância da ação dessa profissão na sociedade.

Imprimir