ABRIL VERDE: leia a nova HQ da série “MPT em Quadrinhos” sobre o tema
Você conhece a Campanha Abril Verde? Sabe como surgiu a iniciativa? Qual é o objetivo? Sociedade, órgãos públicos, empresas públicas e privadas, entidades de classe, associações, sindicatos e federações: todos estão envolvidos no movimento! A nova revista da série MPT em Quadrinhos traz diversas informações sobre o tema.
Buscando uma nova pauta com forte impacto social, a jornalista Bianca decide falar sobre o movimento Abril Verde e entrevista a doutora Érica, especialista em saúde e segurança do trabalhador. Diversas pessoas que sofreram acidentes durante o labor também são convidadas a participar da reportagem e relatam suas histórias.
Vale a pena a leitura!
Dados
O Ministério Público do Trabalho (MPT), em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), lançou em 2017 o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, um banco de dados nacional que apresenta indicadores de frequência de acidentes de trabalho, número de notificações de acidentes de trabalho, gastos previdenciários acumulados, mortes acidentárias, localização dos acidentes e afastamentos, ramos de atividade econômica envolvidos, perfis das vítimas, entre outros.
De 2012 a 2017, de acordo com dados do Observatório, foram notificadas 14.412 mortes acidentárias no país. Os gastos com benefícios acidentários como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, pensão por morte e auxílio-acidente – sequelas, chegaram a mais de 26 bilhões de reais nesse período. Foram quase 4 milhões de Comunicações de Acidente de Trabalho (CAT's) registradas, ou seja, 1 acidente estimado a cada 48 segundos.
Ademais, cortes e lacerações, fraturas, contusões, esmagamentos e amputações estão entre as maiores incidências de acidentes de trabalho nos últimos cinco anos. A quantidade de homens acidentados é mais que dobro do número de mulheres, por exercerem atividades de maior risco.
Sobre a série
A série “MPT em Quadrinhos” foi elaborada pelo Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES) e já conta com 35 edições publicadas e distribuídas por todo o país, abordando diversos temas: trabalho infantil, saúde e segurança no trabalho, assédios moral e sexual, direitos do trabalhador e muitos outros.
Todas as edições estão disponíveis gratuitamente para leitura e download no site www.mptemquadrinhos.com.br e na página da série no facebook https://www.facebook.com/quadrinhosmpt/.