• Informe-se
  • Notícias do MPT ES
  • MPT-ES e outras instituições firmam convênio para a implementação do "MPT na Escola" nos municípios da Grande Vitória

MPT-ES e outras instituições firmam convênio para a implementação do "MPT na Escola" nos municípios da Grande Vitória

O Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT/ES) inicia uma rodada de assinaturas de convênio com municípios da Grande Vitória, em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho no ES (TRT/ES), o Fórum Estadual de Aprendizagem, de Proteção ao Adolescente Trabalhador e Erradicação do Trabalho Infantil (Feapeti), além da empresa ArcelorMittal Brasil, na Procuradoria Regional do Trabalho da 17ª Região, na tarde desta quarta-feira (11). Essa articulação entre instituições, municípios e iniciativa privada visa à implementação do projeto MPT na Escola, voltado ao combate e à erradicação do trabalho infantil.

Projeto
O projeto abrangerá os municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Fundão, Viana e Guarapari, alcançando um total de 20 mil alunos da rede pública de ensino. A iniciativa consistirá em ações e estratégias direcionadas à promoção de debates nas instituições públicas de ensino fundamental dos temas relativos aos direitos do adolescente e do trabalhador, especialmente no que diz respeito à conscientização sobre os males causados pelo trabalho precoce, à proteção ao trabalhador adolescente e à introdução e ao preparo ao mundo do trabalho.


A iniciativa envolverá várias etapas: assinatura do convênio, oficinas de formação de coordenadores pedagógicos; treinamento dos professores por parte dos Coordenadores; abordagem do tema Trabalho Infantil em sala de aula; mostra nas escolas; premiação no município; encaminhamento do trabalho vencedor ao MPT; avaliação dos projetos pelo órgão ministerial; e premiação dos vencedores da etapa regional.


Concurso
Com o concurso em duas etapas, municipal e regional, o projeto pretende propiciar condições para o desenvolvimento de jovens com capacidade criativa e crítica sobre o trabalho e seu exercício digno, a partir da atuação dos educadores como multiplicadores, já que esses profissionais possuem o poder de ampliar o debate sobre o tema para toda a comunidade escolar.


As escolas que participarem do concurso poderão inscrever os trabalhos dos alunos em seis categorias: conto, curta-metragem, esquete teatral, música, desenho e poesia. Serão premiados os três primeiros colocados de cada categoria, o professor ou coordenador do projeto na escola que obtiver o primeiro lugar de cada categoria, assim como o município que obtiver a maior nota geral (somatório) das categorias.


A entrega dos prêmios aos vencedores está prevista para ocorrer no dia 22 de novembro, em sessão solene a ser promovida pelo MPT e parceiros.

Imprimir