Evento Abril Verde na Orla de Camburi reuniu diversos órgãos e instituições

Na manhã de ontem (22), o Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES) participou de mais uma ação envolvendo a Campanha Abril Verde. Em parceria com outras instituições, o evento foi na Praia de Camburi, das 8 às 12 horas. O MPT-ES foi representado pelo procurador-chefe do Trabalho Valério Soares Heringer que, com o juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (TRT-ES), Fábio Bonisson Paixão, tirou dúvidas dos cidadãos relacionadas a acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

O procurador-chefe do MPT-ES comentou sobre a importância do evento e mencionou que os atendimentos realizados alcançaram os objetivos propostos. “O Abril Verde congregou aqui nesse domingo no sentido de fazer com que as pessoas compreendam quais são as entidades que estão trabalhando em prol da segurança e da saúde do trabalho”, disse.

"A entrega de materiais também foi satisfatória. O nosso material promocional, sobretudo o MPT em Quadrinhos, foi muito bem aceita pela coletividade. E nós fizemos questão inclusive de oferecer esse material a crianças, que já têm capacidade de entendimento daquilo que leem, e também adultos que levaram material para as suas casas. E importante é replicar essa iniciativa de torná-la mais frequente”, completou Heringer.

O magistrado Bonisson mencionou outras ações importantes que vêm sendo realizadas ao longo do mês, inclusive a reativação do Grupo de Trabalho Interinstitucional no Espírito Santo (Getrin-ES), criado em 2013 para dar efetividade às ações do Programa Trabalho Seguro no Estado. “Essa é uma rede de vários atores e estamos unindo esforços para divulgar todas as ações do Abril Verde”, comentou.

A coordenadora pedagógica Rosangela Coneglian de Carvalho ressaltou a relevância do evento, inclusive para profissionais da área da educação. “Acidente de trabalho não é só uma questão de acidente de trabalho físico, assim, aparente, você vê onde machucou. É a questão do psicológico também. Vejo diversos professores com quadros de depressão, devido à alta carga de trabalho e ao desrespeito constante por parte de alunos e, às vezes, até mesmo de familiares. E esses profissionais muitas vezes não têm o suporte necessário nas escolas para lidar com isso. Seria ótimo se tivéssemos psicólogos especificamente para atendimento dos professores nas instituições. Muitas vezes as famílias confundem os papéis da escola com os papéis da educação dentro de casa, e isso é uma sobrecarga enorme para o professor”, disse.

Foram montadas várias tendas no local, onde foram ofertadas diversas outras atividades, entre elas orientação sobre os cuidados que se deve ter ao contratar trabalhadores da construção civil; orientações sobre direitos trabalhistas e trabalho infantil; e também orientações nutricional e postural. A Guarda Municipal de Vitória expôs os equipamentos utilizados pela corporação, como viatura, moto, bicicletas e radiocomunicadores. Já o Corpo de Bombeiros Militar expôs materiais e equipamentos utilizados no atendimento às ocorrências de incêndio.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio do Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), disponibilizou orientações sobre notificação e prevenção de acidentes de trabalho. Além disso, a Sesa levou o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante, um veículo adaptado com consultórios independentes para acolhimento e realização de testes de doenças sexualmente transmissíveis e de Aids. Foram ofertados testes rápidos de sífilis e HIV.

A campanha faz do mês de abril um mês dedicado à conscientização e à prevenção de acidentes e doenças direcionadas ao trabalhador. Além da ação na Praia, outras ações ocorrerão até o dia 27 na Grande Vitória.

Para mais informações sobre as datas, os locais e os eventos dos próximos dias, acesse aqui a programação.

Confira alguns momentos: 

 

 

 

 

Imprimir