Turma de Direito da Multivix é a primeira a participar do projeto "Por dentro do MPT"
A primeira visita institucional ao Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES) foi um sucesso! Cerca de cinquenta estudantes de Direito da Multivix Vitória foram recebidos na Procuradoria Regional do Trabalho da 17ª Região (PRT17), na tarde da última sexta-feira (27), onde assistiram a uma palestra do procurador-chefe do Trabalho Valério Soares Heringer e receberam materiais informativos.
O procurador-chefe do MPT-ES, primeiro palestrante do projeto “Por dentro do MPT”, discorreu sobre as atribuições do Ministério Público, convergindo às funções do MP do Trabalho, apontando as formas de atuação e dando destaque às oito coordenadorias temáticas do órgão. Foram apresentados diversos eventos e ações promocionais realizados ao longo dos anos, como palestras, exposições e campanhas, além dos observatórios digitais do trabalho escravo e de saúde e segurança no trabalho no Brasil, e também as publicações da série MPT em Quadrinhos, da biblioteca virtual acessível PCD Legal, da revista Labor, entre outros.
Na palestra, o membro mencionou a curta-metragem brasileira “Vida Maria”, que retrata uma realidade muito forte em nosso país. (Assista ao vídeo aqui.) “É preciso compreender que as pessoas analfabetas como as da curta-metragem, que vivem em situações de extrema pobreza, sem oportunidades, são vítimas da sociedade. Se cada um pudesse, por exemplo, adotar uma pessoa analfabeta a fim de ensiná-la a ler e escrever, em um ano talvez não teríamos mais essa triste realidade no país. Precisamos acreditar que é possível construir o impossível!”, destacou.
Ele ressaltou como é importante que os alunos pensem sobre qual caminho seguir no futuro, a fim de se transformarem em agentes de mudança na sociedade. “Vejo futuro em cada um presente aqui hoje. Mas o futuro pode se tornar uma apatia se a pessoa não tiver força interior para realizar o que sonha. O mundo hoje está muito mais competitivo. É importante desafiar a si mesmo sempre! É bom que pensem sobre o caminho que irão seguir depois de pegar o diploma. Pensem naquilo que ninguém nunca pensou”, disse.
Após a palestra, os alunos tiveram a oportunidade de tirar dúvidas com o procurador-chefe do MPT-ES. Foi também distribuído um questionário para que todos pudessem dar opinião e sugestões sobre a visita. O resultado foi bastante satisfatório, contando com diversos elogios ao profissionalismo de todos os envolvidos e à própria palestra, considerada muito esclarecedora.
A próxima visita institucional está prevista para o final de maio. Outras informações serão divulgadas em breve. Saiba mais sobre o projeto clicando aqui.
Confira alguns momentos: